Decoração para sentir o verão fora de portas

Na hora de escolher o mobiliário, salienta Bárbara Dias, este "deve ser confortável e funcional"

Varandas, terraços ou jardins. Não importa o tamanho dos espaços exteriores, há sempre forma de os potenciar para aproveitar o calor da estação, sem sair do conforto do lar. A gestão é fundamental e há dicas que podem ajudar.

O verão convida a que os dias e as noites sejam aproveitados no exterior, mas nem sempre esses nossos espaços estão preparados para tal. No entanto, se tem ideias, não desista já delas. Bárbara Dias, criadora da empresa de decoração Pistacho, recorda que começar a renovar ou redecorar os recantos ao ar livre requer um primeiro passo fundamental: levantamento de medidas, “para conseguimos perceber qual o mobiliário que melhor se adequa”.

Dividir o espaço em diferentes funcionalidades também ajudará a tomar decisões. A especialista refere que primeiro devemos definir objetivos. “Qual o ambiente que pretendemos criar e quais as funções que o exterior terá.” As soluções mais procuradas, diz a profissional, destinam-se às zonas de refeição, de lazer e aos jardins. Mas, há erros comuns que convém evitar.

Catarina Alves, criadora, designer e arquiteta da CATE, assinala a “escolha de peças de mobiliário ou de decoração que não são as indicadas para uso exterior” como uma das maiores falhas. Quanto à organização, a arquiteta lembra outros pontos a não esquecer, como a existência de zonas de sombra, arrumação e pontos de eletricidade.

Também é importante lembrar que decorar um espaço pequeno e um espaço grande não é o mesmo. “Se for uma varanda, devemos aproveitar a área vertical, ou seja, as paredes, para decoração ou arrumação”, aconselha Catarina Alves. Já numa área maior, a arquiteta reafirma a importância de criar sombra.

E na hora de escolher o mobiliário, salienta Bárbara Dias, este “deve ser confortável e funcional”. No caso de áreas grandes, o ideal são sofás, mesas e cadeiras. Nas varandas ou terraços pequenos, bancos, cadeiras e mesas dobráveis são a melhor opção. Bárbara Dias indica ainda que é necessário prestar atenção à iluminação, sendo essa “uma das melhores formas de tornar o espaço exterior acolhedor”. E apresenta como sugestão as grinaldas de luzes suspensas. Outra dica passa por “usar e abusar” das plantas, uma vez que este elemento “proporciona naturalidade à atmosfera, ao mesmo tempo que completa a decoração”.

Por último, Bárbara Dias leva-nos a considerar as texturas com as quais o exterior “ganha outra dimensão”. Podem estar presentes em almofadas, mantas, chapéus-de-sol e tapetes.