Como tratar da poinsétia, tão típica desta quadra

(Foto: Pexels)

O "Consultório de jardinagem" desta semana, por Sofia Manuel.

Comprei uma flor-de-natal, mas agora não sei bem como cuidar dela ou quanto tempo dura. Poderia ajudar-me?
Alice Matos, pergunta recebida por email

Chega dezembro e por todo o lado encontramos a belíssima flor-de-natal. Hipnotiza-nos com o seu vermelho escarlate e convence-nos de imediato a levá-la para as nossas casas.

Esta foi uma planta levada do México para os Estados Unidos por Joel Poinsett (daí o nome original de poinsétia) e que, devido às suas cores verde e vermelho, rapidamente se tornou um símbolo do Natal.

E se eu lhe disser que aquilo que julgavam serem as pétalas, bem vermelhas, da flor-de-natal são na verdade folhas “disfarçadas”? A estas estruturas damos o nome de brácteas, utilizadas para atrair insetos polinizadores.

As inflorescências da flor-de-natal, são uns pequenos botõezinhos situados mesmo no centro das brácteas.

Dica: opte por escolher uma flor-de-natal ainda com os seus botões fechados.

A poinsétia pode atingir uns bons metros de altura tornando-se numa pequena árvore. O que normalmente acontece é que a assassinamos antes disso. Vamos perceber como a podemos manter connosco por muitos Natais.

Rega: deve ser regada assim que o substrato se encontre seco. Para verificar utilize um pauzinho de sushi. Se sair seco está na hora de regar.

Luz: sabe aquele cantinho tristonho onde colocou a sua flor-de-natal? Pois bem, vai matá-la em três tempos. Esta é uma planta que precisa de sol em permanência. No entanto, em dia de festa, podemos abrir uma exceção. Durante a noite traga-a para a beira da família, mas durante o dia deixe-a usufruir de toda a luz disponível.

Temperatura: a flor-de-natal é uma planta tropical, e como tal odeia as nossas temperaturas invernais. Temperaturas abaixo dos 14 graus podem ser-lhe fatais.

Deixo também um alerta por esta planta ser tóxica para animais e humanos. Se partir uma parte da planta vai ver uma espécie de líquido branco a escorrer, é látex. Evite tocar-lhe, pois, pode causar alguma irritação. Se ingerida pode provocar vómitos e náuseas. É só não a tratarmos como salada que tudo correrá bem.

Sofia Manuel, designer de jardins e autora de “A Tripeirinha”

*A NM tem um espaço para questões dos leitores nas áreas de Direito, Jardinagem, Saúde e Finanças pessoais. As perguntas para o Consultório devem ser enviadas para o email [email protected].