Cinco vinhos verdes brancos para (também) beber no inverno

Os bons vinhos podem e devem ser consumidos em qualquer altura do ano. Por isso, em mais um Bloco de Provas da Garrafeira NM, nada melhor do que apresentar cinco exemplos de vinhos verdes brancos que merecem ser apreciados. Com madeira, reserva, de sub-região ou de casta. Porque sim.

Quinta da Raza Special Family Collection N.º 1 Reserva 2019

Vinho Verde
Quinta da Raza
Alvarinho, avesso e azal
16,95 euros

Tal como o nome anuncia, trata-se de um vinho especial da família Teixeira Coelho. A secular tradição e a constante inovação fazem parte do ADN desta quinta, um dos símbolos da sub-região de Basto, e refletem-se neste branco intenso, frutado e de especiarias, onde os apontamentos de madeira, fruto de 12 meses de fermentação em barricas de carvalho francês, conferem complexidade e elegância.


Aromas das Castas – Grande Escolha 2020

Vinho Verde
Quinta da Lixa
Alvarinho e loureiro
3,99 euros

Um branco bem conseguido, graças à equilibrada conjugação das castas alvarinho e loureiro. Às notas de pêssego e flor de laranjeira juntam-se os aromas, mais vincados, de menta e louro. Essa harmonia é sublinhada quando acompanha marisco, saladas e, sobretudo, lanches. Frutado e persistente, revela boa acidez e soma pontos na relação qualidade-preço.


Casa da Tojeira – Grande Reserva 2018

Vinho Verde
Casa da Tojeira
Alvarinho e trajadura
9,99 euros

Com uma deslumbrante cor citrina e acidez q.b., trata-se de um belo exemplar que evidencia toda a tipicidade da sub-região de Basto. Equilibrado e complexo, possui a mais-valia dos 12 meses de estágio (seis em carvalho francês e outros tantos em garrafa). Os apontamentos de madeira e baunilha afagam a fruta e alimentam um final duradouro e abrangente.


Deu la Deu Alvarinho Reserva 2018

Vinho Verde
Adega de Monção
Alvarinho
14 euros

Mais um distinto branco nascido na sub-região de Monção e Melgaço e numa casa com um notável e premiado currículo de Alvarinhos. O aspeto, brilhante, e a cor, citrina, são o sedutor cartão de visita de um vinho que brilha em diferentes harmonizações, mas que se assume, preferencialmente, como um elegante aperitivo. De perfil maduro, revela um sabor equilibrado, intenso e extenso.


Pequenos Rebentos O Caminho 2020

Vinho Verde
Márcio Lopes
Alvarinho
19,50 euros

Márcio Lopes traçou um longo e criterioso caminho de uma década até chegar a este vinho de eleição – frutado, aromático, equilibrado, com fim de boca prolongado. Um branco suave, mas com textura. Possui a tipicidade da sub-região de Monção e Melgaço, de solos graníticos, mas as notas de barricas, usadas, onde estagiou durante dez meses, conferem-lhe uma nova e sedutora dimensão.


* Os vinhos apresentados foram enviados pelos produtores e selecionados após provas realizadas, seguindo critérios editoriais. As amostras podem ser endereçadas para Notícias Magazine – Garrafeira – Edifício Jornal de Notícias – Rua Gonçalo Cristóvão, 195 – 4049-011 Porto