Cinco Vinhos do Porto para um feliz Natal

(Foto: Pedro Granadeiro/Global Imagens)

Seja para acompanhar a inúmera doçaria da quadra ou para ponto de encontro pela noite dentro.

Natal sem Vinho do Porto não é Natal. Neste bloco, um Late Bottled Vintage; um Vintage acabado de engarrafar e um outro com mais de duas décadas de garrafa; um Tawny 50 anos e um Very Very Old, com pelo menos 80 anos. Boas provas. E Boas Festas.


Taylor’s Very Very Old Tawny Port

Douro
Taylor’s
Castas tradicionais do Douro
900 euros

A apresentação, num decanter e numa caixa de madeira, faz justiça à obra-prima que transporta. Um Porto elaborado a partir de uma seleção de vinhos raros, alguns com um século de vida. A intensa elegância no nariz e uma boca harmoniosa e infindável são apenas algumas das muitas experiências mágicas que a equipa de sonho liderada por Adrian Bridge proporciona. Perfeito.


Quinta do Infantado Porto LBV 2015

Douro
Quinta do Infantado
Vinhas Velhas, Touriga-Nacional, Touriga-Franca e Tinta Roriz
18,99 euros

A viticultura de José Carlos Oliveira e João Roseira e a enologia de Luís Soares Duarte e Álvaro Roseira revelam um excelente todo-o-terreno – ou não fosse um LBV – com muita e boa fruta, que se destaca nas harmonizações com queijo da serra e chocolate. Pronto para crescer em garrafa, não deixa de mostrar, desde já, taninos polidos e um swing que fascina.


Ramos Pinto Porto Vintage 1997

Douro
Adriano Ramos Pinto
Touriga-Nacional, Tinta Barroca e Tinta Roriz
110 euros

Engarrafado dois anos depois da vindima, trata-se de um vinho de uma colheita notável e que confirma o extraordinário potencial de envelhecimento anunciado. Pois essa evolução em garrafa, que pode prosseguir por mais uns longos anos, está já bem patente em todos os passos da prova. A cor, a cremosidade e o final tão perfumado são fiel exemplo disso mesmo.


Borges Porto Vintage 2020

Douro
Vinhos Borges
Touriga-Nacional, Touriga-Franca e Sousão
75 euros

Acabado de engarrafar, possui inúmeras características que lhe conferem, desde já, padrões de elevada qualidade. No entanto, a maior de todas, sublinhe-se, é a expectativa que alimenta relativamente ao futuro. Tem tudo para brilhar daqui a uns bons anos. Muito bem estruturado, apresenta uma exemplar harmonia doçura-acidez. Investimento seguro.


Quinta do Estanho Porto 50 anos

Douro
Quinta do Estanho
Tradicionais do Douro, onde predomina Touriga-Nacional, Touriga-Franca, Tinta Roriz, Tinta Barroca e Sousão
330 euros

É a mais recente joia da coroa da Quinta do Estanho e do enólogo Luís Leocádio. Trata-se de um criterioso blend de vários vinhos raros estagiados em cascos de carvalho francês durante pelo menos 50 anos. Um Tawny viçoso, harmonioso, arrebatador. A explosão de sabores, com destaque para as especiarias e o mel, conferem-lhe uma personalidade ímpar. Esplêndido.


*NOTA – Os vinhos apresentados foram enviados pelos produtores e selecionados após provas realizadas, seguindo critérios editoriais. As amostras podem ser endereçadas para Notícias Magazine – Garrafeira – Edifício Jornal de Notícias – Rua Gonçalo Cristóvão, 195 – 4049-011 Porto