Cinco vinhos do Douro para beber à lareira

(Foto: Pexels)

Três tintos, dois brancos e uma certeza: as noites ganham outra chama.

Com o frio a começar a entrar no dia a dia, volta-se a acender a lareira. Enquanto o Natal não chega, cinco viagens pelo Douro. Sem sair de casa. Boas provas.

H.O Sousão 2018

Douro
Menim Wine Company
Sousão
23 euros

A paixão de Rubens Menim e Cristiano Gomes pelo Douro continua a crescer. E a somar êxitos. Pois este Tinto, com excelente trabalho enológico de João Rosa Alves e de Tiago Alves de Sousa, desafia a casta, mas sem a beliscar. Bem pelo contrário – enobrece-a. Rusticidade e elegância. Caráter e suavidade. Soberbo.


Casa Velha Grande Reserva Branco 2019

Douro
Adega de Favaios
Viosinho, Gouveio e Arinto
15 euros

A Adega de Favaios, a celebrar 70 anos de vida, não limita o bom desempenho ao icónico Moscatel. Nas duas últimas décadas, os brancos ganharam justificada fama. Miguel Ferreira, Celso Pereira e Filipe Carvalho formam um trio de ataque de sucesso. Fruta madura, cremosidade e acidez fazem toda a diferença.


Costureiro DOC Tinto 2016

Douro
Foz Tua
Touriga-Nacional, Touriga-Franca e Tinta-Roriz
41 euros

O topo de gama do projeto Foz Tua não engana. Produzido em anos e condições excecionais, este Costureiro 2016 adota um corte clássico, capaz de seduzir e convencer os consumidores mais tradicionais, mas surpreende pela frescura. Dominador, intenso, com taninos sólidos, mas delicados, promete crescer.


Cortes do Reguengo Branco 2019

Douro
Quinta do Reguengo
Rabigato, Gouveio e Viosinho
12,90 euros

Adquirida em 2018 pela Família Cardoso, a Quinta do Reguengo, no Pocinho, situa-se num terroir de eleição. Este Branco, com enologia de Pedro Branco, evidencia essas potencialidades. A fruta é o porto de partida e de chegada de um vinho com o fumado da barrica na dose certa e um final longo e fresco.


Quinta do Estanho Vinhas Velhas Grande Reserva 2018

Douro
Quinta do Estanho
Vinhas velhas com cerca de três dezenas de castas
29,90 euros

O reconhecimento conquistado por este Tinto é inteiramente justificado. Produzido pela primeira vez em 2015, mantém uma qualidade única, apesar de a produção já ter quintuplicado. Os apontamentos a chocolate e a café e a harmonia da madeira e da fruta são as pedras preciosas de mais um tesouro criado por Luís Leocádio.


*Nota – Os vinhos apresentados foram enviados pelos produtores e selecionados após provas realizadas, seguindo critérios editoriais. As amostras podem ser endereçadas para Notícias Magazine – Garrafeira – Edifício Jornal de Notícias – Rua Gonçalo Cristóvão, 195 – 4049-011 Porto