Cinco vinhos do Alentejo cheios de alma

Nesta edição do Bloco de Provas da Garrafeira NM, destaque para os vinhos alentejanos

Uma garrafeira que tenha o privilégio de acolher estes cinco vinhos alentejanos é uma belíssima garrafeira. Semelhantes e tão diferentes. Em comum, um sem-número de características – ou não fossem da mesma região. O que os distingue, tantas e tantas virtudes. Nesta edição do Bloco de Provas da Garrafeira NM, um branco, quatro tintos. E muito horizonte.

Saturno Reserva Branco 2019

Alentejo
Herdade do Monte da Cal
Antão vaz, alvarinho e arinto
14,99

Da Herdade do Monte da Cal, em Fronteira, nos arredores de Portalegre, nasce logo no ano de lançamento um reserva branco de eleição, que cativa pelo nariz, marcado por diversas notas florais. Extremamente frutado, com um volume de boca harmonioso e um final duradouro, mostra-se elegante e poderoso. Perfeito como aperitivo. Encantador.


Reguengos Garrafeira dos Sócios Reserva Tinto 2017

Alentejo
CARMIM
Alicante bouschet, aragonez e touriga-nacional
24,90 euros

Aos 50 anos, a Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz revela uma salutar irreverência, sublinhada nesta edição da Garrafeira dos Sócios – um clássico, mas com roupagem moderna. De cor arroxeada e aroma complexo, onde se destacam as especiarias, sobressaem os taninos suaves. Pronto para sabores intensos. E para mais algum tempo em garrafa.


Portalegre Tinto 2018

Alentejo
Adega de Portalegre Winery
Alicante bouschet, trincadeira, aragonez, grand noir e castelão
18 euros

O chocolate, no nariz e na boca, é a imagem de marca de um vinho sedutor, recheado de caráter, só possível por provir de uvas de vinhas com mais de 70 anos. O envelhecimento em madeira, durante pelo menos 18 meses, oferece-lhe elegância, mas não desvirtua a tipicidade – afaga a rugosidade e potencia um cunho fresco e desafiante.


Plansel Grande Escolha Tinto 2016


Alentejo
Quinta da Plansel
Touriga-nacional, touriga-franca e tinta barroca
45 euros

A caminho das bodas de prata, a quinta localizada em Montemor-o-Novo revela, nesta edição especial de três mil garrafas, o ADN de um projeto único. O esplendor da colheita de 2016 está nobremente vincado num tinto vivo, robusto e com uma encorpada delicadeza. Os cinco anos de estágio deram-lhe notoriedade, fizeram-no crescer e anunciam um período de ouro de evolução em garrafa. Excelente.


Discórdia Reserva Tinto 2018

Alentejo
Herdade Vale d’Évora
Touriga-nacional, alicante bouschet, touriga-franca e syrah
19 euros

Uma década depois da aparição do projeto no mercado, a Herdade Vale d’Évora, nos arredores de Mértola, prossegue o seu trajeto, consolidando apostas e lançando novidades. Este reserva, que faz parte do primeiro lote, revela uma agradável maturidade. Boa estrutura, redondo, fresco, exibe competências para, no futuro, alcançar voos ainda mais altos.


*Os vinhos apresentados foram enviados pelos produtores e selecionados após provas realizadas, seguindo critérios editoriais. As amostras podem ser endereçadas para Notícias Magazine – Garrafeira – Edifício Jornal de Notícias – Rua Gonçalo Cristóvão, 195 – 4049-011 Porto