Cinco vinhos de uma só casta que vão transformar a sua garrafeira

Existem quase 300 castas no nosso país

Há uma tendência cada vez maior dos produtores portugueses em apostar em vinhos varietais. Cinco das quase 300 castas existentes no nosso país preenchem este Bloco de Provas da Garrafeira NM. Das tão portuguesas touriga-nacional, touriga-franca e tinta amarela, às estrangeiras alicante bouschet e gewürztraminer. Uma mão-cheia de boas opções.

Gewürztraminer Branco 2018

Península de Setúbal
Casa Ermelinda Freitas
Gewürztraminer
9,99 euros

A Casa Ermelinda Freitas tem o bom hábito de apostar em castas improváveis. E este é um belo exemplo de sucesso. Trata-se de um branco com aroma vivo e final refrescante. Os apontamentos agradavelmente picantes, típicos da gewürztraminer, cultivada no centro e leste da Europa desde a Idade Média, fazem a diferença.


Vinha do Colmeal Tinto 2019

Douro
Quinta de Ventozelo
Touriga-nacional
31 euros *

Um magnífico tinto assinado por José Manuel Sousa Soares e produzido de maneira a sublinhar as inúmeras qualidades da mais popular casta portuguesa. A fruta, madura e de uma só vinha, seduz. Assim como a discrição da madeira e o equilíbrio revelado em boca. Saboroso e elegante.

* Vendido em duo com Quinta de Ventozelo Vinha da Serra


Tinta Amarela Tinto 2019

Douro
Quinta do Pessegueiro
Tinta Amarela
26 euros

Mais uma casta bem portuguesa, recheada de vitalidade. E este tinto da Quinta do Pessegueiro é um bom exemplo disso mesmo. A ocorrência de alguma precipitação durante a vindima teve um impacto muito positivo, proporcionando uma acidez mais elevada. Na boca, revela-se seco, persistente. Distinto.


Scala Coeli Tinto 2018

Alentejo
Fundação Eugénio de Almeida
Touriga-franca
79,99 euros

Produzido desde 2005, Scala Coeli emerge das melhores vinificações de cada ano de castas menos tradicionais na região. Em 2018, a touriga-franca, a mais plantada no Douro, mereceu tal honraria. De aroma atraente, revela-se robusto, mas extremamente elegante. Nota máxima para a dupla de enólogos Pedro Baptista e Duarte Lopes.


Divai Tinto Alicante Bouschet 2019

Alentejo
Divai House of Wine
Alicante Bouschet
10,33 euros

De origem francesa, a alicante bouschet é considerada a casta estrangeira mais portuguesa. Nos últimos tempos, essa adesão cresceu de forma significativa no Alentejo. A densidade e o equilíbrio são duas das muitas virtudes deste tinto, com boa acidez e um largo final de boca. A polivalência nas harmonizações destaca-se.


*Os vinhos apresentados foram enviados pelos produtores e selecionados após provas realizadas, seguindo critérios editoriais.
As amostras podem ser endereçadas para Notícias Magazine – Garrafeira – Edifício Jornal de Notícias – Rua Gonçalo Cristóvão, 195 – 4049-011 Porto