Cinco vinhos de excelência para o Natal

(Foto: Freepik)

Um dia não são dias. Muito menos nesta altura do ano.

Lançados em edições limitadas, repletos de virtudes, capazes de satisfazer de imediato os mais exigentes. Mas, ao mesmo tempo, com elevado potencial de guarda. Neste bloco, cinco Tintos de excelência: três do Alentejo e dois do Douro. Boas provas. E Boas Festas.


Herdade Aldeia de Cima Garrafeira 2019

Alentejo
Herdade Aldeia de Cima
Alicante Bouschete Aragonez
90 euros

Irmão mais novo do especialíssimo Myndru, este Tinto, de perfil clássico com uma complexidade empolgante, é mais um exemplo de excelência do trabalho que está a ser desenvolvido por Luísa Amorim e Francisco Rêgo na base da Serra do Mendro. A enologia de Jorge Alves e António Cavalheiro e a viticultura de Joaquim Faia revelam um caráter leal ao berço e anunciam as melhores venturas.


Quinta de São Luiz Vinha Rumilã Grande Reserva Tinto 2017

Douro
São Luiz
Blend de Vinhas Velhas com mais de 100 anos
70 euros

A enologia de Ricardo Macedo e a viticultura de Márcio Nóbrega são um autêntico trabalho de joalharia, potenciando e respeitando o ADN de perto de meia centena de castas da centenária vinha Rumilã da histórica Quinta de São Luiz, em Tabuaço. Dois anos em madeira e outros tantos em garrafa sublinham essa minuciosa arte e revelam um Tinto apaixonante, surpreendentemente fresco, com taninos macios, mas vigorosos.


Quinta da Plansel 25 Anos Tinto 2017

Alentejo
Quinta da Plansel
Touriga-Nacional, Touriga-Franca, Tinta Barroca, Alicante Bouschet, Aragonês e Trincadeira
99 euros

Um Tinto de eleição, que assinala com toda a nobreza o primeiro quarto de século da Quinta da Plansel, em Montemor-o-Novo. Produzido com os melhores lotes da casa, e lançado no mercado em apenas mil garrafas, é o reflexo do trabalho de uma equipa com quase uma centena de elementos. Muita fruta preta e frescura de menta e de especiarias oferecem-lhe exotismo. Nota máxima.


Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo Vinha Centenária P29/P21 – 2019

Douro
Quinta Nova
Touriga-Nacional e Vinha Centenária
90 euros

Um vinho que concilia passado e futuro. Jorge Alves e Sónia Pereira (enólogos) e Ana Mota (viticultura) assinam o meticuloso trabalho que acentua essa singular harmonia, só possível neste terroir único de Covas do Douro, Sabrosa. À vinha secular com quase uma centena de castas junta-se o caráter afetuoso da Touriga-Nacional, resultando num Tinto elegante, sedutor e sofisticado. Mais uma aposta de sucesso da família Amorim.


Grande Discórdia Tinto 2019

Alentejo
Herdade Vale D’Évora
Touriga-Franca e Alicante Bouschet
67,50 euros

Este magnífico Tinto, produzido em Mértola em anos de exceção e lançado em 850 garrafas, é mais um exemplo do sucesso do projeto Herdade Vale D’Évora. E de como as famílias de Paulo Alho e de Vítor Pereira celebram a amizade há mais de uma década. Com assinatura do enólogo Filipe Sevinate Pinto, sobressaem a fruta madura e as notas de tabaco. Denso e fresco. Arrebatador.


*NOTA – Os vinhos apresentados foram enviados pelos produtores e selecionados após provas realizadas, seguindo critérios editoriais. As amostras podem ser endereçadas para Notícias Magazine – Garrafeira – Edifício Jornal de Notícias – Rua Gonçalo Cristóvão, 195 – 4049-011 Porto