Cinco vinhos com a cor do verão

Com Região Demarcada estabelecida desde 1908, os verdes são produzidos na região de Entre o Douro e Minho (Foto: Freepik)

Se há vinho que combina com a estação mais quente do ano, é o verde.

Clássico (jovem, leve e fresco) ou sofisticado (intenso, complexo e mineral), para consumo imediato ou com potencial de guarda, não faltam boas opções numa região dos Vinhos Verdes cada vez mais protagonista, fruto do trabalho de centenas de produtores e de uma comissão de viticultura, dinâmica e diferenciadora, que acaba de conhecer uma nova liderança – Dora Simões rendeu Manuel Pinheiro. A aposta na internacionalização será ainda maior. E o futuro tem tudo para continuar a ser de sucesso. Boas provas.


Vale dos Santos Superior 2021

Vinho Verde
Dos Santos
Arinto, fernão pires e loureiro
6 euros

Arranque auspicioso do projeto liderado por Cláudio dos Santos e com assinatura enológica de António Sousa. Um branco fresco, entusiasmante, com sedutores apontamentos de citrinos e de flor de laranjeira, de acidez harmoniosa e com um final seco e distinto. Excelente.


Besta 2021

Vinho Verde
Encostas Bravas
Loureiro, arinto, alvarinho e avesso
6 euros

Um branco que seduz os apreciadores de padrões mais tradicionais. De perfil mineral e extremamente fresco, cativa pela forma viva e exuberante como se apresenta e em que as notas limonadas e tropicais são uma tentadora impressão digital.


Naperão Loureiro Premium 2021

Vinho Verde
Adega Ponte da Barca e Arcos de Valdevez
Loureiro
4,65 euros

O trabalho, persistente e diferenciador, da Adega Ponte da Barca e Arcos de Valdevez continua a somar vitórias. Como é o caso deste branco, um ilustre clássico do produtor, em que a enologia de José Antas Oliveira revela um vinho frutado e floral, com um final seco e encantador. Brilha diante dos mais diversos paladares e momentos.


Quinta de Monforte Loureiro 2020

Vinho Verde
Quinta de Monforte
Loureiro
8,90 euros

Mais um novo projeto que promete. Superiormente trabalhado pelo enólogo Francisco Gonçalves, revela-se aromático e saboroso. Fiel à casta e à região, sobressai pela complexidade. Excelente opção para as mais diversas harmonizações, possuindo ainda sólidos argumentos para ser companhia de si próprio sempre que chamado para aperitivo.


Quinta da Lixa Reserva Alvarinho 2016

Vinho Verde
Quinta da Lixa
Alvarinho
13,50 euros

Um Reserva que convence os mais exigentes. Os solos de xisto e granito oferecem-lhe frescura e mineralidade. A madeira, sobriamente integrada, é a cereja no topo do bolo. O resultado da equação, quase artesanal, resulta em nota bem elevada. A acidez, a estrutura e a complexidade aromática tiram a prova dos nove.


*Nota – Os vinhos apresentados foram enviados pelos produtores e selecionados após provas realizadas, seguindo critérios editoriais. As amostras podem ser endereçadas para Notícias Magazine – Garrafeira – Edifício Jornal de Notícias – Rua Gonçalo Cristóvão, 195 – 4049-011 Porto