Cinco espumantes para entrar com o pé direito em 2023

(Foto: Freepik)

Sugestões que refletem a qualidade e a diversidade do que é produzido no nosso país. Para o réveillon ou para a espuma dos dias do novo ano.

Apesar de conotado com os tradicionais brindes de aniversário ou de réveillon, o espumante é o vinho que melhor consegue acompanhar todos os passos de uma refeição. De aperitivo a digestivo, sem esquecer as entradas, os mariscos, os pratos de peixe e de carne, os queijos e as sobremesas. Boas provas. Bom ano.


Brava Centenarium

Trás-os-Montes
Quinta dos Vaz
Sidra
12 euros

Um espumante de sidra que surpreende e entusiasma, graças à frescura e à acidez que a Maçã Bravo de Esmolfe lhe oferece, a uma receita familiar secular e a um belo trabalho de alguns enólogos que colaboraram nesta singular produção da transmontana Quinta dos Vaz, dos irmãos Karmali, em Vila Flor. Com um teor alcoólico de 12% e uma bolha fina, tem na polivalência outro trunfo do sucesso.


Quinta do Tamariz Bruto Branco 2016

Vinho Verde
Quinta do Tamariz
Arinto
11 euros

O trabalho enológico de Jorge Pinto, Maria Francisca Vinagre e Joana Araújo resultou num espumante que vai ao encontro dos apreciadores tradicionais, que têm nesta referência da quinta barcelense uma opção segura e uma relação qualidade-preço rara. Extremamente gastronómico, revela encanto aromático nos apontamentos abaunilhados. Na boca, mostra-se intenso, mas muito harmonioso.


Quinta do Boição Vinho Espumante DOC Bucelas Arinto Reserva Bruto 2019

Lisboa
Enoport
Arinto
18,99 euros

Acabados de nascer, os Espumantes Prestige Quinta do Boição, com assinatura enológica de Nuno Faria, são três referências que têm no Arinto a casta de excelência e no “terroir” inúmeras particularidades. A frescura e a acidez, importadas do Atlântico e do Tejo, são o denominador comum. Este Arinto Reserva Bruto 2019 é o que melhor traduz a alma de Bucelas. Clássico, mas sofisticado.


Adega Ponte da Barca Espumante Branco Loureiro Bruto 2021

Vinho Verde
Adega Ponte da Barca e Arcos de Valdevez
Loureiro
7,95 euros

Ideal para os apreciadores da mais célebre casta branca da Região dos Vinhos Verdes, sempre tão bem trabalhada pela Adega Ponte da Barca e Arcos de Valdevez. Sob a batuta enológica de José Antas Oliveira, as notas florais e cítricas são a porta de entrada de um vinho que surpreende pela penetrante e elegante acidez. Perfeito para acompanhar mariscos.


Casa de Santar Vinha dos Amores Touriga Nacional Espumante Blanc de Noirs Bruto 2016

Dão
Global Wines
Touriga-Nacional
20,99 euros

Assinado pelo multipremiado Osvaldo Amado, este Casa de Santar Vinha dos Amores Touriga Nacional Espumante Blanc de Noirs Bruto 2016 é um dos melhores espumantes nacionais. Bolha muito fina, aroma com apontamentos de frutos vermelhos e biscoitos, sabor suavemente frutado e levemente estaladiço. Exótico, elegante, singular. Nota máxima.


*Nota – Os vinhos apresentados foram enviados pelos produtores e selecionados após provas realizadas, seguindo critérios editoriais. As amostras podem ser endereçadas para Notícias Magazine – Garrafeira – Edifício Jornal de Notícias – Rua Gonçalo Cristóvão, 195 – 4049-011 Porto