Com a chegada do frio o que mais queremos é conforto. Principalmente se estivermos em casa. E não há nada que rime melhor com inverno e chuva do que chinelos e pantufas.
Vento que sopra. Chuva que cai. Frio que se sente. Se há coisa que o outono e inverno nos trazem é vontade de aconchego. Principalmente nos pés. Chinelos e pantufas. É disso que vamos falar. E a principal novidade da estação são os acolchoados, diz Cristina Almeida, consultora de imagem no Porto. O pelo e a lã tricotada são também uma tendência, mas a verdadeira aposta é o conforto.
Cristina recomenda as Mercredy Slipper e as Pillow Slides, mas não precisa de ir longe para encontrar bons produtos. Marcas como Snuggies ou Alicouro, 100% portuguesas, oferecem qualidade.
Fundada durante a pandemia, a Snuggies introduz no mercado a meia com sola como forma de combinar os pontos positivos dos chinelos, das pantufas e das meias. A marca apresenta a coleção Cozy Editions como a ideal para quando o frio aperta por ter meias “mais altas e de felpo no interior”, adianta Beatriz Ferro, responsável pela empresa. Por sua vez, a Alicouro procura “valorizar o calçado artesanal” com um produto de “elevada qualidade e durabilidade”, refere Carlos Gomes, gerente.
Mas existem outros aspetos a ter em conta na hora de escolher o melhor para os nossos pés. Sónia Paiva, consultora de imagem portuense, avança que os materiais mais comuns são o “algodão, a pele, a lã ou o poliéster”. As pantufas de lã sintéticas são das mais procuradas “já que apresentam uma ótima relação qualidade-preço”. Por outro lado, a lã natural proporciona maior isolamento térmico, para além de ser mais suave e duradoura. As solas, os materiais leves, respiráveis e antiderrapantes também devem ser tidos em conta.
Praticidade e comodidade é tudo o que procuramos numas pantufas. Mas se há coisa que já aprendemos é que estar em casa não tem de significar ausência de estilo. Bege, azul-marinho, castanho, camel e cinzento são as cores na berra. Para quem gosta de ousadia, existem opções “com padrões e aplicação de pedrarias”, comenta Cristina Almeida. O importante é que sinta que os seus pés pisam nuvens.