Calão. Pedalar com estilo (e conforto)

Onė Maldžiūnaitė, Elói Faria e João Garcia são os fundadores e sócios da marca portuguesa

A Calão é uma marca portuguesa de roupa casual pensada para quem faz a vida de bicicleta. E a preocupação ambiental não se fica pelo conceito.

Bicicleta para ir para o trabalho. Bicicleta para ir às compras. Bicicleta para conviver com amigos. Elói, João e One estão habituados a fazer a vida a pedalar e a vontade de passar este “bichinho” a mais gente materializou-se numa nova marca: a Calão. São peças de roupa pensadas para quem usa a bicicleta como meio de transporte diário.

À primeira vista, ninguém diria que a camisola Bonfim (para já, o único modelo disponível) é para ciclistas. O corte é o de uma camisa clássica. As cores e padrões são intemporais e fáceis de combinar. São os detalhes que a distinguem. Elói Faria, cofundador da Calão, destaca o bolso da frente com fecho e o de trás com elástico e uma presilha para pendurar as chaves. Há ainda o material maleável e o design que proporciona ventilação. O desenho tem mão de Onė Maldžiūnaitė, também cofundadora da marca e estilista lituana.

“Queríamos uma peça versátil”, acrescenta Elói. E o sucesso inicial – a Calão lançou o primeiro produto em agosto – parece comprovar que a ideia irreverente foi uma boa aposta dos três amigos sediados no Porto.

Além de promover um estilo de vida saudável e amigo do ambiente, o fabrico tem em conta a sustentabilidade. O tecido é feito através de desperdício têxtil da indústria da moda e do ciclismo. E o desenvolvimento, produção e embalamento estão localizados num raio de 30 quilómetros.


A caminho estão mais modelos de roupa e acessórios, mantendo o compromisso de serem uma “marca local, responsável e sem género”. Sim, porque na Calão não há modelo masculino ou feminino, mas, antes, camisas pensadas para diferentes tamanhos de ciclistas.