Cães e gatos “vestem” ventoinha para enfrentar calor do Japão

O dispositivo é vendido em cinco tamanhos diferentes, desde o início de julho, e custa cerca de 73 euros

Com a pior onda de calor desde 1875, Tóquio registou temperaturas de 35°C durante nove dias. Para salvar os animais de estimação do sofrimento causado pelas temperaturas escaldantes, uma empresa pensou numa solução para os manter frescos.

Os animais de estimação já podem usar ventoinhas vestíveis para se manterem frescos durante os períodos de maior calor, depois de uma empresa de vestuário de Tóquio e um grupo de veterinários se unirem para criar roupas com uma ventoinha embutida. O objetivo é atrair donos de cães e gatos que não podem tosquiar os animais no verão, em particular aqueles que não trocam de pelo para se adaptarem às diferentes temperaturas.

Rei Uzawa, presidente da empresa de roupa de maternidade Sweet Mommy, afirma que a ideia surgiu após reparar que o seu cão, um chihuahua, ficava exausto sempre que era levado a passear, devido ao calor intenso que o Japão enfrenta, num verão marcado por altas temperaturas.

Composto por uma ventoinha de cerca de 80 gramas, alimentada por uma bateria, e cosida a uma roupa de malha, o aparelho sopra ar frio ao redor do corpo do animal. Embora denominado “Cool Dog”, o dispositivo também é adequado para gatos. É vendido em cinco tamanhos diferentes, desde o início de julho, e custa cerca de 73 euros.