Brasileira reencontra antigo amor suíço 55 anos depois

Apesar de ambos terem seguido com a sua vida, Mary admite que nunca esqueceu Raymond

Uma carta enviada cinco décadas depois de um romance falhado foi o suficiente para reavivar essa relação antiga. Mary Porto vive agora uma nova história de amor ao lado de Raymond, ao casar pela quarta vez, aos 74 anos.

Mary foi viver sozinha para Lausanne, na Suíça, em 1958, para estudar artes plásticas. Na altura com apenas 18 anos, a jovem conheceu um arquiteto e juntos viveram um romance durante seis meses, até que a brasileira voltou para o Rio de Janeiro.

Embora estivessem apaixonados, a vida tinha outros planos para os dois. Quando Mary voltou para o seu país natal, o casal ainda tentou manter o relacionamento e foram trocando cartas, mas com o passar do tempo a comunicação entre os dois começou a diminuir e o fim da relação foi inevitável. Entretanto, a terapeuta artística casou três vezes, teve filhos e netos. O arquiteto também teve outro relacionamento, um casamento que durou 40 anos, até que a mulher faleceu por doença.

Um dia, enquanto arrumava algumas gavetas, Raymond Widmer encontrou um presente que Mary lhe tinha oferecido. Para o suíço, aquilo foi um sinal. Deslocou-se até ao Consulado de Genebra e descobriu a morada da brasileira. Passados mais de 50 anos desde o último contato, Mary foi surpreendida ao receber um envelope com o selo da Suíça.

Sem imaginar o que viria naquela carta, aquele inesperado pedaço de papel mudaria o rumo da sua vida. Dentro daquele envelope, o seu antigo parceiro, Raymond, declarou-se e escreveu que aquele amor nunca fora esquecido. Começaram a conversar online, através do email que Raymond escreveu no fundo da carta, até que a brasileira embarcou num avião para se voltarem a ver.

Apesar de ambos terem seguido com a sua vida, Mary admite que nunca esqueceu Raymond e que, quando aprendeu a utilizar um computador, chegou a pesquisá-lo. Deste reencontro inesperado surgiu um livro intitulado “A carta amarela”, inspirado na cor do envelope que viria a dar uma nova oportunidade a este amor. Para não voltarem a perder esta relação, decidiram casar e vão-se dividindo entre o Brasil e a Suíça.