BMW i4 eDrive40: um elétrico bem divertido

A gama disponível revela-se bastante atrativa para o consumidor. Há o eDrive40, de tração traseira, e o desportivo M50, com tração integral

A marca arrancou lentamente no mundo dos eletrificados, mas este modelo já mostra a maturidade atingida pela casa alemã. E, qual cereja no topo do bolo, dá gozo a conduzir.

O i4 é a versão eletrificada do Série 4 Gran Coupé, e as dimensões apenas diferem deste na altura. No preço, o eDrive40 até é mais barato 25 mil euros do que a versão a gasolina com potência equivalente… Dá que pensar, pois o elétrico, com 340 cavalos, acelera dos 0 aos 100km/h em 5,7 segundos, apenas mais 1 segundo do que a versão a gasolina, e com recuperações que deixam esta última “parada” no asfalto. E, tratando-se de um tração traseira, é sempre possível divertir-nos ao volante, coisa rara num veículo elétrico. Diversão que não se faz em detrimento da segurança ou do conforto. O i4 está atento aos “devaneios” do condutor e os sistemas de segurança põem o carro nos eixos. Mesmo com alguns abusos, conseguimos uma autonomia que tocou nos 450 quilómetros (a marca anuncia entre os 493 e os 590). E o interior? Tem espaço suficiente para quatro adultos, sendo que o acesso aos lugares traseiros não é dos mais fáceis por culpa do formato coupé. A qualidade dos materiais não merece grandes críticas, mas a montagem poderia ser melhor. Registe-se, pela negativa, uma ergonomia algo rebuscada. Preços a partir dos 62 mil euros.

Bateria
A capacidade líquida da bateria é de 80,7 kWh e a velocidade máxima de carregamento atinge os 205kW. Carrega em 8,25 horas numa wallbox.

Equipamento
De série incluem-se as luzes em LED, Cockpit Plus com visor curvo, o sistema operativo 8 BMW com navegação e bomba de calor.

Dimensões
O i4 mede 4,78 m de comprimento, 1,85 de largura e 1,45 de altura. A bagageira tem uma capacidade de 490 litros, a mesma do modelo de motor a combustão.