As escolhas de José Pedro Cortes: projeções, cor, forma e conversa

“Patrícia”, uma exposição sobre Patrícia Mamona composta por quatro vídeos de José Pedro Cortes, está na Galeria Francisco Fino, em Lisboa, até 15 de outubro

Escolhas culturais do artista visual e editor José Pedro Cortes.

Diálogos

Por definição, num diálogo, uma pessoa fala com outra e as duas expressam o que querem. É assim que Marguerite Duras e Jean-Luc Godard se deixam ir com uma generosidade rara para o leitor. E tudo isto numa edição lindíssima da Sr Teste Edições.


Rádio Alhara

“A relação assimétrica entre quem manda e quem deve obedecer é sempre demonstrada por quem controla o acesso à paisagem sonora.” Esta rádio online, fundada em 2020 por Elias e o seu irmão Yousef, Yazan Khalili, Saeed Jaber, e Mothanna Hussein, emite a partir de Belém o som da resistência. Um esforço sonoro, coletivo e eclético.


To go to.

Numa entrevista recente, Jorge Queiroz descreve a sua pintura como um espelho do cérebro a funcionar. Nesta exposição Queiroz acolhe, ou recebe, a visita do artista arménio Arshile Gorky (1904-1948), criando projeções, fantasmas, cor, forma e conversas. Para ver no Centro de Arte Moderna da Gulbenkian, Lisboa, até 17 de outubro.