Susana Romana

As eleições no Brasil, Giorgia Meloni no poder e o “descendente de beneméritos insignes”

Rubrica "Partida, largada, fugida", de Susana Romana.

1

Decorre hoje a primeira volta das eleições presidenciais no Brasil. Basicamente, e para quem não liga a política internacional, os brasileiros têm de escolher entre o Trump e o Isaltino Morais.

2

O Sindicato Independente dos Médicos alertou para a falta de consumíveis nos centros de saúde, que já obrigou os médicos a terem de levar papel de casa para as receitas e requerimentos de exames. Enquanto não tiverem de guardar o pauzinho dos Super Maxi para usar como espátulas está tudo bem.

3

Um empresário mexicano terá pegado fogo a uma obra de Frida Kahlo avaliada em dez milhões de euros. O objetivo foi criar 10.000 NFT, uma espécie de símbolo imaterial com valor monetário. E ando eu a guardar os desenhos todos do meu filho com medo que ele precise de terapia se alguma vez der com um deles no lixo.…

4

Os apoios de 125 euros e de 50 euros às famílias anunciados pelo Governo serão pagos a partir de 20 de outubro. Dia 21 não se metam em Primarks, que aquilo vai estar com uma enchente histórica.

5

A fruta na Europa, incluindo a portuguesa, está “altamente contaminada” com pesticidas perigosos, indica um relatório da Pesticides Action Network Europe. Parem com os pesticidas. Deixem lá a fruta ter minhocas, que é a única maneira de algumas pessoas terem possibilidade de comer carne.

6

E Itália virou (ainda mais) à direita e elegeu a primeira-ministra Giorgia Meloni, fã confessa de Mussolini. A moda das feiras medievais já era irritante, mas este regresso a políticas medievais é uma “trend” ainda pior.

7

Um aluno foi admitido em Medicina na Universidade Católica por ser “descendente de beneméritos insignes”, isto apesar de ter uma média inferior a outros concorrentes. O diretor disse ao “Expresso” não ver mal nenhum nisto e acrescentou que, se a polémica continuar, vai contar ao papá dele.

8

Num podcast, a presidente da Galp Paula Amorim contou a inspiradora história de ter parado de estudar aos 19 anos para ir para o Conselho de Administração da holding familiar. Coitada, ainda por cima o sonho dela era trabalhar nos provadores da Zara.

[Artigo publicado originalmente na edição do dia 2 de outubro – número 1584 – da “Notícias Magazine”]