Aproveitar o descanso até ao último segundo

Ainda tem uns dias para gozar, mas a cabeça já voa para o trabalho? Não tem de ser assim. Conheça estratégias para tirar partido dos restantes dias de férias, usufruindo da companhia da família, dos amigos e do sol.

“Daqui a uma semana já volto ao trabalho.” “Não descansei o suficiente.” “Ainda tenho de arrumar a casa.” “Só tenho férias outra vez daqui a sete meses.” Estas são algumas das preocupações, ruminações e ansiedades que a psicóloga Teresa Espassandim identifica como mais comuns quando se fala do fim das férias. Focar a atenção nos pontos negativos deste ciclo que se fecha é usual, mas muitas vezes torna impeditivo que os últimos dias em casa sejam aproveitados ao máximo.

No regresso, explica a profissional especializada em psicologia do trabalho, há duas antecipações frequentes: pensar naquilo que se vai encontrar no regresso ao trabalho e pensar nesta transição como perda de liberdade. “Já não vou ter todo o tempo para me organizar como quiser.” Para lidar com a ansiedade e até alguma tristeza que podem ocorrer ainda na última semana de férias, devido à antecipação de preocupações, Teresa Espassandim foca dois pilares cruciais: o sono e o exercício físico.

“Reservar o número adequado de horas de sono é uma das melhores estratégias para lidar com a ansiedade.” Por isso, acordar cedo deve começar a ser feito ainda durante as férias, evitando os padrões de noites prolongadas e manhãs na cama que poderão ter sido comuns nas últimas semanas. Voltar a rotinas de sono saudáveis irá “aumentar a resiliência para lidar com as coisas negativas”, sustenta a psicóloga. Além disso, é uma forma de aproveitar mais horas dos últimos dias de descanso – quer seja para mais um passeio ou para pôr aquela série de que gostamos em dia.

Assegurar o regresso a rotinas de atividade física saudáveis antes mesmo de regressar ao trabalho também é uma das chaves para uma transição suave. Pode tornar-se este momento numa atividade de família, exercitando e aproveitando os últimos dias de reunião (sem stresses de horários) entre pais e filhos.

Apesar de grande parte dos sentimentos de ansiedade e tristeza relacionados com a transição entre férias e trabalho serem passageiros e não estarem associados a problemas de saúde mental, Teresa Espassandim frisa que, se os sintomas persistirem por mais de um mês, é aconselhável procurar ajuda médica profissional.

O segredo: antecipar e planear

“Temos de aproveitar ao máximo os últimos dias de férias”, o que não é sinónimo de desgoverno, sintetiza Ana Carolina Espírito Santo. A organizadora pessoal, com dicas práticas no blogue e redes sociais da “annadetails”, garante que o calendário também é útil nos momentos em que se quer descanso. “O autocuidado e os momentos pessoais são tão importantes aparecerem na agenda como a reunião com o chefe.”

Assim, a última semana de férias deve ser planeada e calendarizada, de preferência em conjunto com toda a família. Que refeições irão ser feitas em casa e fora? Quais as roupas e materiais que é necessário comprar? Qual a lista do supermercado? Que tarefas domésticas é preciso fazer? Mas não são apenas as responsabilidades que devem estar na agenda. “Também é importante marcar o dia e o momento para as atividades conjuntas da família”, salienta Ana Carolina Espírito Santo. De preferência, diárias e ao ar livre, para que os últimos dias de férias, mesmo que passados em casa, sejam o prolongar das boas sensações proporcionadas pela viagem de verão.

Para que todas as tarefas sejam cumpridas na última semana, o ideal é regressar de viagem três a quatro dias antes do início do trabalho. As tarefas domésticas podem ser planeadas para o último dia de férias, aproveitando todos os momentos de lazer até lá.


Dicas práticas:

Pensar as refeições

A vontade de aproveitar os últimos dias de descanso ao máximo é grande. Para isso ajuda não gastar demasiado tempo à volta de tachos e panelas. Mas também não se quer cometer os excessos alimentares e financeiros que as férias comportaram com almoços e jantares fora de casa. O ideal é calendarizar as refeições da última semana de férias, preparar comida em mais quantidade, congelar e ir utilizando durante a semana. Poupa-se tempo e dinheiro.

Regressar com tempo

Para quem aproveitou o tempo de férias fora de casa, o regresso pode parecer um momento de stress. Por isso, nada melhor do que voltar com calma. O ideal é marcar a viagem de volta três a quatro dias antes do trabalho começar. Assim, há tempo para arrumar malas e ainda aproveitar o tempo de descanso que resta.

Atividades diárias

 

Depois de uma viagem, e antes do trabalho, tendemos a ceder à procrastinação, mas a verdade é que chegará a época em que reunir toda a família será complicado. Por isso, nada melhor do que planear uma atividade por dia em conjunto. Pode ser uma ida à praia, uma visita a um museu ou uma caminhada no monte.

Planear em família

Os calendários não são apenas para o trabalho ou escola, podem também ser grandes aliados no tempo de lazer. E as férias não são exceção. Sente-se com a família e, juntos, planeiem a última semana de férias: atividades em conjunto, refeições, compras de supermercado, passeios pela praia ou pelo monte, arrumações. Tudo é válido na agenda familiar.

Preparar a casa

Apesar de se querer queimar os últimos cartuchos, a cabeça pode estar demasiado focada na semana de rotina que se aproxima. Para acalmar preocupações, reserve o último dia de férias para tratar de compras da casa, limpezas e arrumação de armários. Até lá, apenas descanse.

Acordar cedo

As férias podem ter resultado em noites longas e manhãs preguiçosas na cama, mas nada melhor do que aproveitar o final das férias para acordar cedo e rentabilizar o tempo para as últimas atividades individuais ou em família. Pelo meio, aproveita para regular a rotina de sono.

Carregar baterias

Não é por estar de regresso a casa, que o ambiente da última semana de lazer não pode ter sabor a bem-estar. Com o início da rotina a chegar, pensa-se que o tempo chuvoso e frio também se aproximam. Assim, nada melhor do que aproveitar o sol. Saia todos os dias de casa, pode ser apenas para um passeio, mas passar os últimos dias de férias ao ar livre irá ser a última carga da bateria que irá precisar para os próximos meses.