Ana Heleno: no marketing da L’Oréal a partir da cidade da moda

Ana Heleno é gestora de marketing na L’Oréal

Em Milão, Itália, é aí que a portuguesa gere marcas numa das mais reconhecidas empresas de cosmética do Mundo.

Ana Heleno há muito que sonhava com voos altos, com uma experiência internacional, em mercados feitos de ritmos alucinantes, à escala de gigantes. E haveria de lá chegar em 2019. Aos 32 anos, a portuguesa é gestora de marketing na L’Oréal, uma das mais reconhecidas empresas de cosmética do Mundo, em Milão, Itália. Aterrou na cidade da moda há três anos, já fala fluentemente italiano. O marketing parece correr-lhe nas veias, mas a história não foi uma linha reta.

Basta recuar ao tempo de escola de Ana, que é de Valongo, para lhe conhecer as dúvidas. “Nunca soube muito bem aquilo que queria. Sempre tive interesses muito diversos. E acabei por decidir estudar Ciências da Comunicação no Porto por achar que era um curso abrangente.” Foi aí que o marketing entrou no radar para não mais sair. Logo depois da vida académica, estava numa agência de publicidade quando se despediu para rumar à capital e fazer o mestrado em Gestão, com especialização em Marketing. Aí, as ideias já estavam alinhadas. Mesmo que o voluntariado, que sempre esteve presente desde catraia, ainda se tenha atravessado no caminho, quando passou dois meses e meio em Moçambique, num programa ligado à educação. Só que a ideia de trabalhar na área das organizações não-governamentais acabaria por cair quando a L’Oréal, em Lisboa, entrou na equação. “Era algo na vertente de negócio, uma multinacional. Não foi por ser uma paixão pela beleza, mas por ser um mercado de bens de consumo rápido, foi isso que me atraiu.”

E já lá vão nove anos. Mas como é, para uma mulher que não é viciada em beleza – palavras suas -, trabalhar na L’Oréal? “São produtos que trabalham uma necessidade ligada à autoestima e isso é engraçado. Por não ser uma necessidade básica, há muito lugar para marketing.” Tanto há que quis subir a parada. Portugal é pequeno para quem quer abrir asas e, no início de 2019, arrumou as malas. “Estava a gerir várias marcas em Portugal e vim fazer o mesmo para Itália, gerir uma equipa e trabalhar marcas, sobretudo a Garnier.” É uma espécie de intercâmbio: trabalha na mesma empresa, mas noutro país. Dias intensos, de um corrupio de reuniões na língua que ainda não dominava, a gerir a “pressão que vem de cima”, a ter que tomar decisões. A pandemia atrapalhou, mas já fala italiano, pôs-se no lugar de desconforto de quem quis aprender a língua e não se limitou ao facilitismo do inglês.

“Os italianos adoram que faças um esforço. Gosto muito do país. E uma coisa de que gosto em Milão é que não é uma cidade muito grande, é compacta e tem sempre muita coisa a acontecer.” Há de voltar a Portugal em breve, já tem saudades de casa. Também tem explorado a área do coaching executivo, tem certificação. A verdade é que a experiência fora de portas já lhe deu muito mais do que esperava. “O objetivo era profissional, trabalhar num mercado maior. Mas acabou por ser muito mais pessoal. Ajudou-me a ser mais tolerante, mais aberta, quando se está fora há uma necessidade de nos ligarmos às pessoas de forma mais rápida e intensa.”

Ana Heleno
Localização: Milão, Itália 45°28’1”N 9°11’24”E (GMT +1)
Cargo:
Gestora de marketing na L’Oréal
Idade:
32 anos