#ACABO, uma limonada para ajudar refugiados ucranianos

Os valores arrecadados são totalmente direcionados para a causa, através da WeHelpUkraine

#ACABO! é uma bebida solidária vegan, feita à base de limão, menta e gengibre. Está disponível através da plataforma Bairro.

E se beber uma limonada vegan pudesse ser também um gesto solidário para com os refugiados ucranianos e um assumir de posição contra a guerra e o sofrimento? A ideia tem nome, chama-se #ACABO! e espera fazer parte da consoada dos portugueses.

Trata-se de uma bebida feita à base de limão, menta e gengibre que, além de biológica, é também vegan e não contém aditivos nem glúten. Ini Ghidirmic, diretor da FMR Brands, empresa portuguesa responsável pela criação da #ACABO!, acredita que com ela “é possível ter o melhor de dois mundos: desfrutar de uma consoada feliz em família, enquanto ajudamos refugiados ucranianos”. Até porque, considera, a “guerra na Ucrânia é um problema que diz respeito a todos” e não devemos ficar indiferentes.

“Esta marca foi criada para ajudar refugiados por todo o Mundo, assim como vítimas de repressão, de desigualdade e de guerra. Mas este projeto que temos agora está a ajudar em específico os refugiados ucranianos”, explica agora Doriane Zalewski, responsável de marketing. “Queremos oferecer uma nova perspetiva sobre a crise dos refugiados, contribuir para parar a guerra, a violência e o fluxo de refugiados. Queremos apoiar a paz”, sublinha.

Doriane Zalewski, responsável de marketing da #ACABO

Os valores arrecadados são totalmente direcionados para a causa, através da WeHelpUkraine, organização que apoia refugiados ucranianos que precisam de ajuda em áreas como habitação, alimentação ou cuidados de saúde. “Doamos 100% dos lucros, não ganhamos dinheiro com este projeto”, assegura Doriane Zalewski.

A empresa está a tentar obter mais visibilidade para, assim, dar a conhecer o projeto a um público maior e alcançar mais consumidores. As encomendas (a bebida vende-se à unidade, em packs de seis e de 12 garrafas) podem ser feitas na plataforma online Bairro. A entrega é garantida em Lisboa e Almada, em apenas 15 a 30 minutos, sem custos adicionais. A plataforma está em expansão, para tentar chegar a mais zonas do país.

A intenção é que esta limonada possa alcançar a mesa dos portugueses neste Natal, mas o gesto de solidariedade não tem de ficar por aqui, já que a bebida continuará a ser comercializada. “Um dia, assim esperamos, esta guerra acabará. Depois queremos ajudar outros países com problemas semelhantes”, finaliza Doriane Zalewski.