A festa onde o polvo é rei e senhor

Desde 1962 que, no segundo domingo de agosto, a cidade galega de O Carballiño celebra o seu produto mais tradicional: o polvo. Este é um dos eventos gastronómicos mais aguardados de Espanha.

Um encontro ocasional entre um grupo de amigos, realizado há quase 60 anos, levou ao que é, atualmente, uma das maiores concentrações gastronómicas da Galiza, com direito a entrada no recorde do Guinness pela confecção da maior tapa de polvo do mundo. No dia 14 de agosto deste ano, os apaixonados por polvo vão voltar a juntar-se para celebrar a iguaria.

Nesta Fiesta del Pulpo, o polvo “à feira” é a receita mais famosa. Cozinhado em grandes recipientes de aço com sal grosso, paprica e azeite e servido em porções para partilhar, a estrela desta festa deve o seu sucesso não só ao seu sabor, mas também ao cenário onde é celebrada: o Parque Municipal de O Carballiño, onde a tranquilidade e a beleza natural se combinam harmoniosamente pelos vários hectares de espaços verdes e caminhos por percorrer.

Ainda assim, há receitas e receitas. Estas são passadas de geração em geração entre as famílias dos polbeiros e polbeiras. Estes são verdadeiros artesãos, que trazem em si a chave para fazer um bom prato de polvo. Cada um tem a sua técnica de preparação, de confeção e de apresentação, polida ao longo dos muitos anos de experiência que têm.
A festa vai já para a sua 59.ª edição, numa tradição que só foi interrompida durante o verão de 2020, devido à pandemia. Nos últimos anos, um grande número de artesãos tem-se juntado também à celebração para vender os seus produtos, o que tem acrescentando um novo incentivo cultural. Não faltam também os momentos musicais e danças tradicionais, numa verdadeira mostra do melhor que se faz na região.

Uma comunidade envolvida

Se o polvo só por si já é um chamariz para os amantes desta saborosa iguaria, conjugá-lo com outros produtos tradicionais é ainda melhor. Entre eles, destacam-se o pão artesanal, especificamente do Cea, feito tradicionalmente com trigo local e em forno de lenha, e os vinhos Ribeiro, branco e tinto, assim como as aguardentes e os licores da região. Com uma variada oferta gastronómica de produtos típicos galegos, carne, empadas e batatas são outros dos petiscos que têm de ser provados.

A comunidade de O Carballiño também se envolve na organização do festival, desde logo no desenho do cartaz, uma tradição em si: desde o início que é desenhado por Felipe Luis López López, um professor de desenho, que foi substituído pelo seu filho Felipe Senén, em 1990.

No ano em que celebrou o seu 50.º aniversário, em 2012, a Fiesta del Pulpo ganhou ainda mais identidade, ao tornar o Polvo Octavio na mascote oficial desta celebração única, reservando-lhe um lugar muito especial nos diferentes elementos gráficos associados a estas comemorações.

Foi também neste evento que todos os polbeiros e polbeiras se juntaram em nome de um bem coletivo: o recorde do mundo da maior tapa de polvo, feita com cerca de 500 quilos de produto num prato de madeira de 5,27 metros de diâmetro. Tudo isto em apenas 11 minutos e 7 segundos.

E se os polvos têm três corações, os locais acolhem esta celebração com tanto afeto como se eles próprios também os tivessem, preservando todas as tradições com a energia de quem tem oito braços, à semelhança destes animais marinhos. E usam-nos para receber anualmente os milhares de visitantes.