A estabilidade do salto ampulheta

Pelos pés de modelos e influenciadores de todo o Mundo, há cada vez mais tacões altos com uma base larga. Estes sapatos prometem ser mais do que donos de uma estética arrojada. São potenciais candidatos a um maior conforto.

Primeiro estranha-se, depois entranha-se. O hábito de associar o salto fino e alto à elegância faz com que a primeira reação aos chamados “saltos ampulheta” – que se caracterizam por ter uma base mais alargada – seja de esgar.

Mas, aos poucos, os amantes da moda vão-se rendendo. Como é o caso do criador português Luís Onofre, que apresentou a nova coleção da estação com esta tendência, dando a conhecer um design inovador que alia funcionalidade, beleza e até bem-estar.

No pé, o “salto ampulheta” funciona como uma espécie de amortecedor, sendo mais favorável ao conforto e à estabilidade. “O pé funciona como um mecanismo de receção e distribuição do peso corporal”, por isso, uma base de calçado alargada promove uma distribuição mais equilibrada. Quem o explica é Cristina Macedo Carvalho, podologista na rede CUF.

Para a profissional, um dos principais problemas no uso de saltos altos é a sua utilização em idades jovens, pois “irão causar alterações de postura, a longo prazo, quer a nível dos membros inferiores, quer a nível da coluna”. Mesmo em idade adulta, o uso de salto com demasiada altura, pouca largura ou por tempo prolongado provoca, regra geral, queixas de joanetes, calosidades, encurtamento dos gémeos, entorses e até problemas vasculares, expõe Cristina Macedo Carvalho.

Mas mais do que a largura do salto, a podologista lembra que é importante ter em conta a altura. Não são aconselháveis mais de quatro centímetros. “Todo o salto superior é responsável por desencadear modificações na cinemática da marcha, com passos mais curtos e lentos, e na flexão dos joelhos.” Quanto mais alto, alerta, maiores são as consequências. O contrário também não é aconselhado. A ausência total de altura no sapato, faz com que não haja absorção do impacto do pé no solo.

A especialista sugere ainda outras dicas a seguir na hora de comprar sapatos de salto. “Os dedos devem conseguir movimentar-se no interior do calçado e não deve haver conflito entre as costuras e o pé.”

Zara 49,95 euros
Seaside 29,95 euros
Schutz Arezzo 150 euros
Luís Onofre 328 euros
Miss Sixty 179 euros
Aldo 109,27 euros
Hispanitas 109,90 euros