19 de junho de 1911. O dia em que se implantou oficialmente a República Portuguesa

Proclamação da República no Parlamento

A rubrica "Máquina do Tempo" desta semana destaca a reunião da 1.ª Assembleia Nacional Constituinte, que marcou o início (oficial) da Primeira República Portuguesa.

Faz hoje 111 anos que a 1.ª Assembleia Nacional Constituinte reuniu, marcando o início (oficial) da Primeira República Portuguesa. Os candidatos foram eleitos por sufrágio direto, sendo utilizado pela primeira vez o método de Hondt.

A ida às urnas estava limitada a cidadãos alfabetizados e chefes de família. Apesar de a lei subentender que apenas os homens poderiam votar, não o dizia explicitamente, e, por isso, Carolina Beatriz Ângelo encontrou uma lacuna que lhe permitiu ser a primeira mulher a votar em Portugal. Tinha formação académica e era viúva, ou seja, chefe de família. A lei haveria de mudar dois anos depois, para referir claramente o “sexo masculino”.

Anselmo Braamcamp Freire, presidente da 1.ª Assembleia Nacional Constituinte

A 19 de junho de 1911, Anselmo Braamcamp Freire, presidente da Assembleia, abriu a ordem de trabalhos para a elaboração e aprovação da Constituição – que seria entregue a 21 de agosto do mesmo ano -, para a discussão de projetos de lei e para a fiscalização do Governo provisório. Tinha início o primeiro Parlamento da República.