13 de novembro de 2002. O dia em que a tripulação do petroleiro “Prestige” pediu socorro

Espanha, Portugal e França foram os países mais afetados pela maré negra libertada pelo petroleiro “Prestige”

A rubrica "Flash" desta semana destaca o dia em que a tripulação do petroleiro "Prestige" lançou o primeiro pedido de socorro.

O petroleiro “Prestige” seguia rumo a Gibraltar, desde Ventspils na Letónia, quando foi apanhado por uma tempestade ao largo do Cabo Finisterra, na Galiza, Espanha. Os problemas da embarcação, construída no Japão em 1976, começaram no dia 13 de novembro de 2002, quando foi lançado o primeiro pedido de socorro após ter sido detetado um rombo de 35 metros no casco, que levou o navio a adornar. A tripulação, constituída por 24 homens, foi resgatada por helicópteros. A bordo ficaram um chefe de máquinas, um primeiro-oficial e o capitão. As consequências da rutura no monocasco liberiano com bandeira das Bahamas foram desastrosas. Uma parte significativa das 77 mil toneladas de fuelóleo que transportava começou a ser libertada para o oceano. Aconteceu há precisamente 20 anos. E ficou gravado nas manchetes dos noticiários de todo o Mundo como um dos maiores desastres ambientais da História contemporânea europeia, com repercussões à escala global. Espanha, Portugal e França foram os países mais afetados pela maré negra. Pensa-se que a catástrofe do “Prestige” foi consequência de uma reparação deficiente do navio realizada na China em 2001. De acordo com um relatório da organização ambientalista internacional World Wild Fund, foram quantificadas pelo menos 64 mil toneladas de fuelóleo libertadas para o mar. Entre cinco a dez mil continuavam à deriva.