Vinho do Porto e da Humanidade

(Foto: AdobeStock)

Quando passaram 20 anos do reconhecimento do Alto Douro Vinhateiro como Património Mundial, o bloco de provas da Garrafeira NM apresenta quatro exemplos do muito e bom que se produz nas quintas durienses. A Região Demarcada do Douro encara o futuro com um secular prestígio internacional, mas procurando responder aos desafios do presente, como a desertificação e as alterações climáticas, sem esquecer que os produtores continuam a não ver refletido no preço a qualidade do vinho.

Quinta do Estanho +40 Anos

Douro
Quinta do Estanho
Castas tradicionais do Douro
104,99 euros

De uma escolha criteriosa das melhores parcelas de vinhas velhas desta histórica quinta na margem esquerda do rio Pinhão, e após um longo estágio em tonéis de carvalho, nasceu este Tawny perfeito. Aloirado e de perfil elegante, sobressaem as especiarias, o café torrado e um final amplo e distinto, numa extraordinária harmonia. Um brinde de eleição ao legado das mais nobres tradições durienses.

Manoella 10 Anos

Douro
Wine & Soul
Castas tradicionais do Douro
29,90 euros

A cor, âmbar dourado, é uma deslumbrante porta de entrada deste Tawny. E é também a impressão digital do processo de envelhecimento em cascos de castanho português de pequeno porte. Pois essa menor dimensão estimula uma oxidação que não só o embeleza como lhe confere uma cativante frescura, em que se evidenciam apontamentos de mel e figos, sem nunca perder o aroma, complexo, e revelando um final de boca firme.

Taylor’s Late Bottled Vintage 2017

Douro
Quinta and Vineyard Bottlers
Castas tradicionais do Douro
15,90 euros

Um “todo-o-terreno” sempre com grande sucesso e que, mais uma vez, se revela poderoso. Não é um Vintage, mas anda lá perto. Ou não tivesse o ADN da Taylor’s, pioneira nos LBV. Marcado por intensos aromas de frutos vermelhos, soma pontos na relação qualidade-preço. Das sobremesas ao chocolate, passando pelos queijos de sabores densos, não faltam opções para as melhores harmonizações.

Quinta do Vale Meão 10 Anos

Douro
F. Olazabal & Filhos
Castas tradicionais do Douro
25 euros

Após duas décadas de apurada seleção, chega ao mercado um Tawny de excelente qualidade, fruto da sabedoria enológica da família Olazabal e das condições de eleição da quinta fundada pela lendária D. Antónia Adelaide Ferreira. A paciente espera resultou num elegante Porto, de cor âmbar, com aromas de chocolate e café, afagados por ligeiras notas de casca de laranja e maturação em madeira, com um final extenso. Encantador.

* Os vinhos apresentados foram enviados pelos produtores e selecionados após provas realizadas, seguindo critérios editoriais. As amostras podem ser endereçadas para Notícias Magazine – Garrafeira – Edifício Jornal de Notícias – Rua Gonçalo Cristóvão, 195 – 4049-011 Porto