Publicidade Continue a leitura a seguir

Vinagre de maçã: saudável, mas sem milagres

Os vários tipos de vinagres apresentam uma composição nutricional distinta, dependente da matéria-prima

Publicidade Continue a leitura a seguir

As promessas de benefícios extraordinários no consumo e utilização de vinagre de maçã estão à distância de uma pesquisa na internet. Mas será que tudo o que lemos é verdade?

Feito a partir de maçãs fermentadas, o vinagre de maçã é um produto cujas vantagens são muito alardeadas. É verdade que apresenta vários benefícios, principalmente pelo baixo teor calórico, que o tornam uma opção saudável. No entanto, também há riscos a ter em conta e o mais importante é que seja incorporado numa dieta saudável e variada.

No processo de fermentação das maçãs, o açúcar é transformado em álcool, que depois as bactérias convertem em ácido acético. É este componente que confere ao vinagre de maçã a reputação de alimento saudável, em que se destaca a presença de micronutrientes, como potássio, fósforo, cálcio, magnésio ou sódio. Uma composição rica em propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e efeitos anti-hipertensivos, anticolesterolemia e antimicrobianos, segundo Joana Joana Ribeiro, da Associação Portuguesa de Nutrição (APN).

Quanto a macronutrientes, este tempero apresenta níveis escassos, bem como um teor calórico muito reduzido, “resultando numa excelente opção para conferir mais sabor aos pratos, assim como as ervas aromáticas e as especiarias, reduzindo a necessidade de utilizar o sal”, explica a nutricionista.

Mas não é apenas em saladas que o vinagre de maçã é utilizado. Pode ser incorporado em marinadas ou em receitas de molhos caseiros. É uma opção sã para substituir outros condimentos.

Ainda que seja uma escolha saudável e apresente alguns aspetos positivos do ponto de vista nutricional, “as quantidades de vinagre consumidas são reduzidas, pelo que os benefícios associados ao seu consumo podem não apresentar uma expressão significativa”, deitando por terra alguns dos milagres prometidos no consumo deste alimento.

Ainda assim, conquistou o estatuto de superalimento e os fãs do vinagre dizem que cura quase tudo, ainda que nem sempre seja assim, ressalva Patrícia Aguiar. A nutricionista de Lisboa, que tem ainda uma página de Instagram com várias dicas de alimentação (patricia_aguiar_nutricionista), sublinha alguns dos malefícios deste produto. “Consumir grandes quantidades de vinagre de maçã pode causar fraqueza e fadiga, prisão de ventre, cãibras musculares ou ritmo cardíaco irregular.” Queimaduras no esófago são também um risco, devido à acidez elevada que causa irritação na garganta.

Apesar de um dos benefícios apontados ao vinagre de maçã ser, devido à acidez e aos minerais que contém, o combate a bactérias que provocam mau hálito, Patrícia Aguiar alerta para a erosão dentária. “O vinagre é altamente ácido e pode danificar gravemente o esmalte dos dentes.” O conselho é passar a boca por água depois da sua ingestão.

Joana Ribeiro sublinha ainda que os os alimentos não devem ser vistos de forma individual, mas inseridos “num contexto de alimentação completa, equilibrada e variada”.

Mito

Ajuda na perda de peso
Apesar de ser isento de calorias e, assim, não contribuir para o aumento de peso, não existem quaisquer evidências de que o vinagre de maçã tem algum efeito sobre o peso corporal.

Trata o refluxo gastroesofágico
Não existem evidências que comprovem os benefícios do vinagre de maçã para este efeito. Joana Ribeiro ressalva que em caso de problemas gástricos, devido à acidez este alimento deve mesmo ser evitado.

Verdade

Ajuda no controlo da diabetes
Patrícia Aguiar aponta alguns estudos que demonstram que apenas algumas colheres de chá de vinagre de maçã durante a refeição reduzem os picos de açúcar no sangue após as refeições e melhoram a resposta à insulina.

Previne o envelhecimento precoce
O envelhecimento está ligado ao excesso de radicais livres. Para evitar a sua acumulação, é necessário ter uma alimentação rica em antioxidantes, como os presentes no vinagre de maçã, e aliar ao exercício físico e à redução do stress. “Menos radicais livres, mais jovens”, lembra Patrícia Aguiar.

Protege contra doenças cardiovasculares
Com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o vinagre de maçã é capaz de prevenir que a gordura se deposite nas paredes dos vasos e, por isso, ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares. Patrícia Aguiar acrescenta ainda que “ajuda a diminuir a tensão arterial, reduzindo o risco de enfarte”.

Reduz o desenvolvimento de fungos e bactérias
O vinagre é constituído por ácidos orgânicos e o uso para higienização ou tempero dos alimentos contribui para a inibição de alguns microrganismos “e, deste modo, ajuda a diminuir a ocorrência de toxi-infeções alimentares”, lembra Joana Ribeiro.