Publicidade Continue a leitura a seguir

Vestidos e fatos de casamento à altura dos dias frios

Vestido de Gio Rodrigues

Publicidade Continue a leitura a seguir

Casar no inverno é missão possível, sem tirar romantismo ou elegância aos noivos. Vestidos e fatos ajustam-se à temperatura com agasalhos a combinar.

A pandemia adiou casamentos, colocando o setor em alta no inverno. Assim nota o estilista Gio Rodrigues, que tem sido procurado por muitas noivas a caminho do altar. Embora o provérbio diga que “quem tem brio, não tem frio”, nesta altura as criações ajustam-se às temperaturas mais baixas, sem comprometer a leveza e a elegância.

“Os véus, capas ou pequenos casacos são bons aliados, mas há muita procura de vestidos confortáveis e em materiais mais orgânicos, como sedas ou algodões para manter a temperatura do corpo”, aponta Gio Rodrigues. Os modelos tendem “a cobrir mais o colo, ou seja, são menos decotados no peito e exibem as costas descobertas”, acrescenta o criador. Grande parte das propostas das marcas especializadas exibe mangas inteiras ou três quartos, algumas em rendas transparentes que aconchegam sem pesar.

Os homens sobem ao altar, por norma, de fato e, por isso, andam sempre mais agasalhados, até quando está calor. No entanto, também há características inspiradas pelo clima invernoso, para os mais variados dress code. “O fraque, por exemplo, deve ter alguma textura de flanela ou de lã mais pesada. Quanto ao smoking, pode ser 100% seda virgem ou ‘barathea’ (resultante da combinação de lã, seda e algodão). Já o fato pode ser de lã ou caxemira”, sugere o alfaiate Ayres Gonçalo. Pode ainda acrescentar-se “um sobretudo de caxemira por cima do fato”, para um melhor aconchego, ou juntar um colete ao conjunto.

Preto, cinzento, azul-escuro, verde-escuro e bordeaux estão entre as cores em que os noivos mais apostam, “a não ser que seja uma pessoa mais extravagante”, sublinha o artesão responsável pela marca Ayres Bespoke Tailor. A escolha casa com o estilo de cada um, valorizando os pormenores.

Quer para a noiva, como para o noivo, os materiais ditam o preço final da escolha. O valor é quase sempre sob consulta. Muitas vezes, o mesmo modelo (ou semelhante) é mais ou menos caro dependendo dos tecidos ou detalhes que fazem a diferença.

Pronovias | Capa Garon Cape | Preço sob consulta
Gio Rodrigues | Vestido Selenite | Preço sob consulta
Rosa Clará | Jaqueta | Preço sob consulta
Ermenegildo Zegna | Smoking | Preço sob consulta
Brunello Cucinelli | Fato de caxemira | Preço sob consulta