Publicidade Continue a leitura a seguir

Usar a casa de banho da universidade na Coreia do Sul dá créditos

A sanita chama-se BeeVi

Publicidade Continue a leitura a seguir

Medida tem como objetivo a produção de biogás e de outras formas de energia.

Usar a casa de banho de uma universidade na Coreia do Sul não só ajuda a gerar energia como permite ganhar moedas digitais para comprar café, fruta ou livros dentro do campus. Estranho? A ideia é deCho Jae-weon, professor de Engenharia Urbana e Ambiental no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Ulsan, que projetou uma sanita “eco-friendly” conectada diretamente a um laboratório que usa fezes para produzir biogás e outras formas de energia.

A sanita chama-se BeeVi – uma fusão das palavras abelha (“bee”) e visão (“vision”) em inglês – e usa uma bomba de vácuo para enviar as fezes para um tanque subterrâneo, reduzindo o gasto de água. Lá, os resíduos são transformados em metano, tornando-se numa fonte de energia que alimenta o edifício, desde um fogão a gás a uma caldeira de água quente.

O professor defende que as fezes podem gerar eletricidade ou até combustível para os carros. Ainda criou uma moeda virtual, a Ggool. Cada pessoa que usa a sanita ecológica ganha dez Ggool por dia. A moeda pode, depois, ser usada para comprar café, comida ou livros através de um código QR.