Jorge Manuel Lopes

Uma pausa pela causa


As escolhas musicais de Jorge Manuel Lopes.

As rádios-piratas não tiveram em Portugal a importância social e cultural adquirida ao longo de décadas no Reino Unido. Com diferentes alicerces económicos, estéticas e públicos-alvo, elas multiplicaram-se ao ponto de se tornarem uma instituição do espetro hertziano. Num permanente jogo do gato e do rato com as autoridades, que procuravam, e confiscavam, o equipamento de “estúdio” e as antenas retransmissoras de curto alcance.

A publicidade era uma forma de sustento essencial para uma estação ilegal, e havia-a em abundância, como se percebe pelos dois maravilhosos volumes de “London pirate radio adverts 1984-1993”, compilações lançadas pela editora Death Is Not the End, especializada em improváveis fantasmas sonoros do passado e responsável por um programa homónimo na NTS, emissora online com base em Londres e entrepostos noutros continentes e que, na era pré-Internet, faria certamente parte do rol de estações improvisadas cujo material se escuta nestes discos.

Os 80 anúncios e jingles de “London pirate radio adverts 1984-1993” são sinais de vida de comunidades unidas pela geografia e pela música. Promovem-se festas de reggae, funk, soul, acid house, hardcore e jungle, das realizadas em absoluta legalidade às raves em local codificado. E não só: há linhas telefónicas para encontros entre ravers, salões de estética, lojas de discos e equipamento musical, casas de kebab. O estilo é estridente, eufórico, sem subtilezas, carregado de vida. Uma cultura que persistiu forte no Reino Unido até pelo menos aos anos 2000, amparando ainda a explosão de géneros como o grime e o dubstep.

O jornalista inglês Simon Reynolds, que contribuiu com material do seu arquivo para estas compilações, lembra num artigo no jornal “The Guardian” que, nas suas emissões, vários DJ e MC anunciavam o intervalo publicitário como “a pause for the cause” – a necessária pausa na música como uma forma de obter fundos para que a festa tivesse pernas para andar e frutificar.