Publicidade Continue a leitura a seguir

Turismo encalhado no abre e fecha

Fotos: Freepik

A Europa acredita que o certificado digital de vacinação é a solução para um regresso à normalidade

Publicidade Continue a leitura a seguir

Em menos de um mês, as portas abriram-se e fecharam-se. Inglaterra voltou a retirar Portugal do corredor verde turístico e a debandada não tardou. O argumento britânico não colhe e as expectativas de recuperação do turismo já parecem uma miragem.

Tempestade num copo de água
Milhares de britânicos de férias no Algarve a correrem de regresso a casa para evitar um isolamento obrigatório de dez dias. O argumento do aumento de casos associados à variante nepalesa do vírus da covid-19 não colhe junto do Governo e especialistas. “Estão a fazer uma tempestade num copo de água”, garantem. Serão vozes que ninguém ouve?

Espanha recua e Portugal respira
Dias depois da decisão inglesa, um despacho do Ministério da Saúde espanhol a impor testes à covid-19 a quem atravessasse as fronteiras terrestres, sob pena de multa até três mil euros, indignou Portugal. Mas tudo não passou de um erro. Espanha recuou, pediu desculpas e o imbróglio ficou sanado.

“O Algarve teve cem mil movimentos de passageiros de origem britânica durante as duas últimas semanas e [segundo dados da Administração Regional de Saúde] entre os passageiros britânicos houve apenas a registar – e todos eles são testados – seis casos”
João Fernandes
Presidente do Turismo do Algarve

Europa acredita nos certificados
A Europa acredita que o certificado digital de vacinação é a solução para um regresso à normalidade. Há pelo menos oito países que já estão a emiti-lo (Bulgária, Croácia, República Checa, Dinamarca, Alemanha, Grécia, Polónia e Espanha). Portugal está em testes e, garante o Governo, receberá esta semana os primeiros estrangeiros com certificado.

75%
da quebra no PIB português em 2020 deve-se à redução da atividade turística. O Governo anunciou seis mil milhões de euros para relançar este setor estratégico para a economia.