Tranças para todos os gostos

As tranças tradicionais nunca saem de moda

Estruturados ou desconstruídos, os cabelos entrançados marcam a estação em penteados versáteis para todas as idades. Os diferentes estilos adequam-se às vontades e ocasiões, emoldurando o rosto ou emprestando frescura aos visuais.

Presentes nas memórias de infância de muitas mulheres, as tranças são “grande moda” na primavera-verão. Assim o garantem os cabeleireiros Mafalda Perfeito e Joaquim Guerra, para quem “o cabelo deve estar muito bem tratado” antes de servir de base ao penteado.

Por isso, “é importante preparar os fios” antes de os entrançar, aconselha Joaquim Guerra, notando que “o cabelo deve estar bem desembaraçado e sem nós nas pontas para não dificultar a tarefa”. O profissional considera que as tranças em cascata são “sinónimo de elegância e romantismo” e adequadas “para quem não quer o cabelo totalmente preso”. Para além disso, “combinam bem com qualquer ocasião e em qualquer idade”, acrescenta. Este modelo pode parecer complicado, mas basta separar uma mecha de cabelo de cada lado da cabeça e dividi-la em três partes que se vão trançando, deixando sempre a mecha do meio separada e apanhando novos fios nas laterais.

“Perfeitas ou desconstruídas”, Mafalda Perfeito sugere tranças em visuais “para momentos mais formais ou para a prática desportiva [neste caso, usam-se muito as estilo pugilista]”, se bem que a forma vá depender “do gosto e do estilo de cada pessoa”. De resto, “oferecem muita versatilidade, permitindo até que mães e filhas andem a combinar”, reconhece ainda a hair stylist.

As tranças tradicionais, como as que a modelo Sara Sampaio tem exibido nas redes sociais – comparam-se às da Pipi das Meias Altas, a personagem criada pela escritora sueca Astrid Lindgren -, nunca saem de moda, mas partilham protagonismo com outras versões. As embutidas, por exemplo, estão entre as preferências das noivas da atualidade, pois, como destaca Mafalda Perfeito, “emolduram o rosto” e não se reservam apenas a quem tem cabelos compridos, pois “há tranças postiças” que se podem aplicar. Lenços, joias, laços e fitas podem juntar-se na composição final, com uma ponta de atrevimento ou notas de criatividade.

Internacionalmente, várias celebridades servem de inspiração a quem aprecia a tendência. Muitas usam tranças afro que também estão em alta e são uma boa escolha para quem tem cabelos texturados e volumosos.