SóPraSi: experiências à medida de cada um, planeadas ao detalhe

Trabalharam juntas durante 15 anos, despediram-se e criaram uma agência que organiza viagens ao gosto de cada cliente

Virgínia Vinagre e Emiline Bréant idealizaram uma agência de viagens com programas construídos à medida, a partir da região Centro. “SóPraSi” surgiu no verão passado para concretizar desejos. O cliente sonha, o cliente pede, o cliente tem.

Os caminhos cruzaram-se por circunstâncias profissionais. Virgínia Vinagre e Emiline Bréant trabalharam juntas numa empresa do setor farmacêutico durante 15 anos, viajaram muito, praticamente pelo Mundo inteiro, organizaram encontros e estadias para os parceiros internacionais. “Dava-me imenso prazer esse lado de anfitriã e organizar tudo à medida”, recorda Virgínia Vinagre. “As relações humanas numa plataforma mundial são muito interessantes e enriquecedoras”, diz Emiline Bréant. Deixaram os empregos, apuraram o conceito de programar experiências únicas e criaram a “SóPraSi”, agência de viagens e turismo, a partir de Aveiro.

Os gostos dos outros são o ponto de partida. E os gostos não se discutem. “A pessoa liga-nos, fala-nos dos seus interesses, do que gosta e do que não gosta, quanto tempo tem, tudo o que lhe passar pela cabeça. Nós ouvimos e fazemos com que os desejos se concretizem”, explica Virgínia. Escapadinhas fora da caixa, encontros românticos, passeios pela Natureza, circuitos por aldeias e cidades, caminhadas por florestas e serras, roteiros com lagoas e cascatas, rotas de gastronomia e vinhos, oportunidades de conhecer tradições, explorar paisagens. Seja o que se quiser, descansar, relaxar, observar, saborear pratos, apreciar vinhos, testar limites, desafiar a adrenalina, conhecer pessoas.

As propostas concentram-se na vasta oferta do centro do país, mas os programas abrangem o resto de Portugal. “A região Centro é extremamente rica a nível natural, cultural, histórico e humano”, realça Emiline. Tudo o que se deseja disponível em quatro línguas: português, francês, inglês, espanhol.

A vontade do cliente é que ordena e o nome da agência condensa o que é. “É um turismo à medida, personalizado, com a possibilidade de fazer uma coisa muito dedicada, muito privada”, sublinha Virgínia. “Não é um turismo de massas, de multidões”, acrescenta Emiline. Procuraram parceiros apaixonados, guias que conhecem lugares como a palma da mão, capazes de mostrarem sítios menos óbvios e partilharem segredos.

Os programas tanto são desenhados para uma pessoa como para grupos até oito, no máximo. Seja o que for, a partir de 45 euros, tudo tratado via telefone ou através das plataformas digitais porque não há escritório com porta aberta, há um site com tudo explicado. “Uma das palavras-chave é partilha, em grandes grupos essa parte acaba por não ser tão rica”, comenta Emiline.

“Adaptámos o nosso conhecimento e as nossas competências comerciais ao setor do turismo”, resume Emiline. É uma nova aventura que nem uma pandemia quebrou. “Não há idades para desafios, era o momento certo para mim”, confessa Virgínia. Emiline sempre quis ter uma experiência fora de França, onde nasceu e onde vivia. Desejos concretizados, dedicação total ao projeto.