Sofia Arruda: a escolha de Sofia

Sofia Arruda é atriz, youtuber e modelo

É tranquila, bem-disposta, resiliente e persistente, segundo os amigos. “Uma mulher de trabalho”, acrescentam. Pragmática, “não desiste e não pensa duas vezes antes de pôr a mão na massa”.

Ao fim de vários anos sem conseguir trabalho em televisão, duvidou. “Será incompetência minha? Serei má atriz?” Em adversidade, Sofia Arruda respira fundo, pensa em voz alta. “Em longas conversas comigo mesma, sobretudo quando vou a conduzir”, revela.

Ouve-se e ouve os mais próximos. “Nós, amigos, sabíamos bem que não, que não era falta de qualidade”, diz Vera Costa. “Nós sabíamos o motivo.” Arruda recusara os avanços sexuais de um superior hierárquico e estava a pagar o preço, situação agora denunciada pela própria, dando início ao que poderá vir a ser um #metoo português.

“Não há momentos certos ou errados para fazer uma denúncia ou expor uma situação destas. Só a pessoa envolvida pode decidir como, onde e quando o fazer”, explica Sofia aos que questionam o timing escolhido. Não desistiu. “Nunca desiste”, garante Vera. Durante a travessia, “foi de casting em casting, de negativa em negativa até voltar a ouvir de novo um sim”, agarrada ao lema que adotou para a vida, título de um livro seu sobre a maternidade – “Calma, vai correr tudo bem”.

Arruda tem hoje 32 anos. “É tranquila, bem-disposta, resiliente e persistente”, segundo os amigos. “Uma mulher de trabalho”, acrescenta Joana Cavaco, agente da atriz. “Não desiste e não pensa duas vezes em pôr a mão na massa. É determinada, exigente com ela própria, ouve e confia nas críticas construtivas que lhe fazem ao longo do caminho.”

Pragmática, também. Adolescente apaixonada pelo Design de Moda, mudou rapidamente de agulha mal percebeu que Portugal não é um país para estilistas. “Sem dramas.”

Vera Costa conheceu-a na Escola de Moda de Lisboa, tinham ambas 14 anos. “A Sofia tinha muito talento. Mas se não dava, não dava”, conta a comissária de bordo. Arruda “segue sempre em frente”.

Nasceu em Lisboa, na Maternidade Alfredo da Costa. Cresceu na margem sul do Tejo, rodeada de família. “Morei sempre perto dos meus avós e tios, por isso, tenho muitas recordações da casa cheia de primos.” Ainda hoje, gosta do seu espaço, mas precisa dos “amigos e da família por perto”.

Regressou à capital para estudar Design, representação e iniciar uma licenciatura em Comunicação Social. Estreou-se na representação em 2000, em “Crianças SOS”, mas foi na pele de Carmo em “Super Pai”, na TVI, que ficou conhecida do público.

“Os meus amigos dizem que sou muito “go with the flow” [deixar-se ir]. Se gosto do programa, alinho; se não gosto, não vou, mas não chateio.” Segue sem falta as rotinas, o treino matinal. Encontra a perfeição num pequeno-almoço de fruta e panquecas.

É muito distraída. “A minha incapacidade para decorar uma cara ou um nome diverte muito os meus amigos.” Declara-se a viver “uma ótima fase, num equilíbrio perfeito entre a vida profissional e pessoal”. Banda sonora dos dias: Bossa Nova, por Caetano Veloso, e muito samba.

É a “mãe-galinha” de Xavier. Os amigos distinguem-na numa palavra – “cuidadora” – , e numa atitude: “Nunca está com má postura, anda sempre de costas muito direitas”.

Soraia Sofia Arruda
Cargo:
atriz, youtuber e modelo
Nascimento: 22/06/1988 (32 anos)
Nacionalidade: Portuguesa (Lisboa)