Publicidade Continue a leitura a seguir

Semanas de moda internacionais. A promessa de um futuro sofisticado

Fotos: Miguel A. Lopes/Lusa

Diogo Miranda. Um convite à festa

Publicidade Continue a leitura a seguir

As últimas semanas foram dominadas pela ModaLisboa e pelo Portugal Fashion, com o talento de designers nacionais em destaque.

Depois do estilo “comfy”, inspirado nos sucessivos confinamentos, os criadores mudaram de nota, devolvendo a sofisticação à moda. Uma forma eufórica e alegre de retomar um quotidiano que se quer normal.

Nas passarelas da capital e do Porto, que contaram com o regresso do público aos desfiles, as propostas anteciparam a primavera-verão 2022, num convite à festa e a convívios entre amigos adiados pela pandemia. Criações fluidas, com movimento desenhado pelos tecidos, pelas texturas e cortes, a que se acrescentou cor e arrojo. O clássico desconstruiu-se em detalhes inspirados na liberdade por todos ansiada, sem beliscar a elegância dos coordenados. “Estamos a limpar a página da roupa prática”, resumiu Luís Buchinho, dando o mote para um futuro primoroso e sofisticado. Com passos seguros rumo à próxima estação quente, Luís Onofre voltou a colocar as mulheres em saltos bem altos, assumindo que quis “dar ânimo para que se voltem a arranjar”. O universo feminino dominou as atenções, mas também os homens foram brindados com sugestões ousadas.

Luís Buchinho. A sofisticação através das formas
Carlos Gil. Fluidez em nome da liberdade
Luís Carvalho. Brilho para o verão 2022
Nuno Baltazar. A minúcia da moda de autor
Alves/Gonçalves O arrojo dos “Manéis”
Luís Onofre. O regresso dos saltos bem altos
Miguel Vieira. Clássico desconstruído