Sabe o que é a identidade visual?

É fundamental ter alguns cuidados na hora de escolher o que vestir

A forma como nos vestimos comunica. É importante saber como criar a melhor imagem para dominar a autoconfiança e influenciar a forma como os outros nos veem.

A confiança que sentimos e transmitimos aos outros depende muito da forma como nos apresentamos em público. O visual influencia muito os juízos de valor e a perceção de terceiros, pelo que é fundamental ter alguns cuidados na hora de escolher o que vestir. A atualidade já não exige estilos clássicos em ambientes mais formais e o importante é que a mulher se sinta “confortável com o que tem vestido para transmitir confiança”, reconhece o stylist Tiago Filipe Baptista, notando que o mesmo princípio se aplica aos homens. Isto porque, “a partir do momento em que percebemos a nossa identidade, essa confiança é percetível”.

O consultor de imagem Guilherme Castro Ramos assegura mesmo que “já lá vai o tempo em que o uso do fato significava poder”. “Os novos dress codes masculinos voltados para a liderança até dão mais importância ao correto uso do blazer em detrimento do fato”, explica o especialista em moda masculina, apontando as características de um blazer perfeito: “Deve ser desestruturado, mas com um pouco de pasta nos ombros (quase impercetível), ter um bom corte, um bom caimento e ser um pouco mais ajustado ao corpo”. Estes requisitos, garante, vão “imprimir no outro uma imagem de grande confiança”.

Tiago Filipe Baptista sugere que “a básica camisa clássica branca ou de cor (sem bolso de chapa) pode ser complementada com uma calça mais clássica, com trespasse do botão, ou uma calça chino”. Para Guilherme Castro Ramos, “a calça chino de algodão e com um pouco de stretch (em nome do conforto) em cores neutras, como os tons azulados, cinzas e creme”, veio substituir a calça do fato ou até mesmo a de ganga. Destaca, ainda, a democratização do “uso do pocket square [lenço de bolso], que roubou o estrelato à gravata, anterior símbolo de poder”, a ser usado em “versões mix and match discretas”. A aposta do homem contemporâneo deve ser na “qualidade dos tecidos e na versatilidade das peças que adquire, pois são fundamentais para a construção de uma imagem estratégica de confiança e poder”.

Criar ângulos e apontamentos de cor

Responsável pelos visuais de Diana Chaves no programa da SIC “Casa Feliz”, Tiago Filipe Baptista indica os vestidos envelope com decote em V como peça essencial no guarda-roupa feminino, pois “pode ser usado em diferentes tipos de corpos” e adelgaça a silhueta. É verdade que as mulheres têm sempre mais variedade de escolha e margem para arrojar, mas, ainda assim, há algumas regras a respeitar, como realça a consultora de imagem Raquel Guimarães, pois, “nos dias que correm, cada vez mais se entende a construção de uma imagem inteligente como um trunfo”.

A consultora defende que “quanto mais angulosos forem os itens que usamos (sapatos, carteiras, óculos, lapelas e bolsos de casacos), maior será a sensação de confiança e credibilidade que projetamos na mente dos outros”. O mesmo acontece com roupa em “tons mais escuros, como preto, azul ou cinza”, sempre sem descurar apontamentos de cor na construção de uma identidade visual coerente e que convença.