
Toalhas, marcadores e guardanapos vestem a mesa de espírito natalício. Padrões tradicionais ou estampas mais atuais que elevam qualquer ceia.
Na consoada, a mesa é o epicentro de todas as atenções, não só pelos pratos servidos, mas também pelos elementos que a decoram. Nesse dia, estendem-se as melhores toalhas, por norma com referências à quadra natalícia.
O azevinho e a poinsétia, a flor vulgarmente chamado de estrela-do-Natal, são motivos habituais, mas também se veem soldadinhos de chumbo – tão comuns na decoração nesta época -, pinguins, bonecos de neve ou duendes. Há ainda propostas em xadrez e outras lisas em dourado, verde ou vermelho.
Na Flora Decor, Porto, Paula Viana destaca que as estampas tanto podem ser corridas como só nas barras. “Comecei a notar que as pessoas queriam menos coisas em cima da mesa, pois no Natal usa-se muito o serviço americano. Ou seja, estando a mesa posta, com um centro de mesa e velas, o marcador do nome, as taças, o porta-guardanapos, funciona bem o centro em branco”, explica a especialista que tem montado mesas em todo o país e também no estrangeiro.
Depois das toalhas de praia no verão, a Emoh também lançou agora alguns produtos dedicados ao Natal, provando que há espaço para muitos estilos. Individuais e guardanapos bastante modernos e “com acabamento antinódoas”, como sublinha a CEO Juliana Almeida, determinada em que a marca contribua para a construção de “recordações felizes”.





