Para os dias mais frios, uma papa quentinha aconchega até a alma! E, para não se tornar monótona, pode variar no acompanhamento. Nesta receita, sugiro uma compota do nosso alimento da época, o kiwi. Saúde e sabor na Cozinha com Coração!
A casca do kiwi é comestível! A presença de “pelos” não impede o seu consumo, devem ser bem lavados e pode eliminar o excesso com uma escova. Existem plantas femininas e plantas masculinas, sendo necessário pelo menos uma masculina para polinizar oito femininas.
Papa de aveia
Ingredientes
- 100 ml água
- 100 ml bebida de soja
- 1 colher de sopa de sumo de limão
- 1 casca de limão
- 3 colheres de sopa de flocos de aveia
- 4 kiwis
- 2 cravinhos
- 1 maçã reineta (pequena)
- 1 colher de sopa de geleia de agave
- q.b. amêndoa picada
- Descasquei os kiwis, cortei-os em cubos e coloquei-os num tacho juntamente com a maçã reineta descascada e ralada. Adicionei a geleia de agave, o sumo de limão, os cravinhos e levei ao lume, sempre brando, até a fruta estar cozida (adicione um pouco de água, se achar necessário). Quando estiver pronto, pode passar com a varinha mágica, tendo o cuidado de remover os cravinhos.
- Num outro tacho, levei ao lume os cem mililitros de água, a bebida de soja, a casca de limão e os flocos de aveia.
- Cozinhei até a consistência ficar a gosto, mexendo de vez em quando. Tirei a casca de limão.
- Servi a papa com duas colheres de sopa do doce de kiwi, polvilhada com amêndoa picada. (O doce que sobra deve ser guardado no frigorífico até uma semana.)