Os empadões são de simples preparação e podem ficar bem mais em conta do que poderia parecer. São pratos versáteis, pois tanto podemos variar as “massas” como os “recheios”... O de batata-doce e soja é delicioso.
Na hora de comprar, procure escolher as batatas-doces que apresentam a casca mais uniforme. Não se devem guardar no frigorífico, mas num local fresco e seco. Sempre que possível, principalmente se tenciona cozer, cozinhe-as inteiras e com a casca. O ideal é cozer a vapor. Apesar de ser rica em vitamina A e de conter também vitamina E – ambas lipossolúveis -, a batata-doce não tem gordura. Assim, adicionar uma pequena quantidade de gordura garante que ambas fiquem disponíveis.
Empadão de soja com batata-doce
Ingredientes
- 300g batata-doce
- 1 fatia de queijo magro ralado
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 folha de louro
- 1 chávena de café de soja (fina)
- 1 chávena de favas (ou feijão verde)
- 1 colher de sopa de polpa de tomate
- 1/2 cebola picada
- 1 dente de alho
- 100g rúcula
- Demolhei a soja 15 minutos e escorri bem.
- Cozi a batata-doce em pedaços, ao vapor, tirei a casca e transformei-a em puré envolvendo o queijo ralado.
- Entretanto, num tacho, coloquei o azeite, a folha de louro, o alho picado, a cebola e a polpa de tomate. Sempre em lume brando, logo que a cebola ficou translúcida adicionei a soja e as favas. Deixei cozinhar adicionando água quente aos poucos, sempre que necessário. Quando estava quase pronto, envolvi a rúcula e esperei que a maioria do líquido evaporasse. Rejeitei a folha de louro.
- Programei o forno a 200 graus.
- Num recipiente próprio para ir ao forno, dispus a mistura de soja e, por cima, o puré de batata-doce e queijo.
- Levei ao forno apenas para tostar, cerca de 15 minutos.