Com o alimento-rei deste mês, preparei um bolo que fica nas melhores memórias. Há comida que guardamos sempre, pelo prazer sensorial que nos causa… Aconselho a degustar ao som da música preferida.
A beringela deteriora-se com facilidade, por isso deve adquiri-la em pouca quantidade. Escolha as de casca brilhante com estrutura firme. Não deve guardar no frigorífico (amolecem e a polpa fica escura), prefira mantê-las num local seco e fresco.
Depois de cortada, a polpa da beringela escurece rapidamente, Se não for utilizá-la de imediato, deve deixá-la em água com sumo de limão.
Pode ser utilizada em receitas doces ou salgadas e confecionada de várias formas: cozida, assada, grelhada, estufada… É muito versátil.
Bolo de laranja e beringela
Ingredientes
- 50 g beringela
- 1 ovo
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 laranja
- q.b. stevia
- 25 g farinha de aveia
- 1 colher de café de fermento
- 1 colher de sobremesa de farinha de alfarroba
- Programei o forno a 180 graus.
- Coloquei num liquidificador a beringela (descascada e cortada em cubos), o ovo, o azeite e a raspa e o sumo de meia laranja. Bati bem, até obter uma massa homogénea.
- Adocei a gosto com stevia e envolvi as farinhas e o fermento.
- Forrei uma forma de fundo amovível (com 12 cm de diâmetro) com papel vegetal, dispus a restante laranja cortada em fatias, por cima a massa do bolo e levei ao forno cerca de 40 minutos (ou até o palito sair limpo)
- Servi polvilhado com canela.