Festejar a menopausa e levá-la ao Parlamento

51 anos é a idade média para a menopausa (Foto: Freepik)

A VIDAs – Associação Portuguesa de Menopausa nasceu em março passado, mas o trabalho já vinha sendo apurado um ano antes. A programação do primeiro evento público conta com palestras, desporto e arte, numa abordagem positiva da menopausa.

A Festa Menopausa 21, primeira edição do programa promovido pela VIDAs – Associação Portuguesa de Menopausa, irá realizar-se entre os dias 16 e 23 de outubro. O evento, que comemora o Dia Mundial da Menopausa, celebrado a 18 de outubro, tem programação online e presencial, com o objetivo de enaltecer esta fase da vida reprodutiva.

“Preparam-nos para a menstruação, sexualidade e maternidade, mas de menopausa não se fala”, lamenta Cristina Mesquita de Oliveira. A presidente da associação fala da falta de cuidados de saúde e formação cívica e médica apropriados, denunciando situações em que sintomas comuns da menopausa são medicamente tratados como doenças isoladas. “Queremos descolar a menopausa da ideia de doença, pois é um processo fisiológico como qualquer outro momento da saúde reprodutiva.”

As reivindicações darão origem a uma petição, que irá ser elaborada com base nos resultados de um inquérito preparado pela VIDAs juntamente com profissionais da psicologia e que irá ser lançado brevemente. O “Inquérito de avaliação da satisfação do acompanhamento de saúde da mulher em processo de menopausa em Portugal” pretende dar a palavra às mulheres, nunca questionadas sobre a temática, explica Cristina Mesquita de Oliveira. Com o relatório será possível obter “uma perspetiva na primeira pessoa de como as mulheres se sentem acompanhadas”, afirma, e, posteriormente, elaborar uma petição, a entregar na Assembleia da República, “exigindo a assistência adequada”.

Programação da primeira edição da Festa Menopausa

A programação da Festa da Menopausa 21 está dividida em oito dias de atividades de conhecimento médico profissional, com a participação de médicos, psicólogos e enfermeiros, mas também com uma componente de lazer e bem-estar.

A Caminhada 51′ ocorre numa conjugação do digital com o presencial. As participantes são convidadas, à hora da atividade, a caminhar, sozinhas ou em grupo, no local onde considerarem mais apropriado e a seguirem o evento digitalmente, em direto, no grupo do Movimento Menopausa Divertida Portugal, no Facebook. Cristina Mesquita de Oliveira incita à curiosidade do significado do número 51, representativo da idade média da menopausa.

O evento encerrará quinta-feira, dia 23, com a exposição fotográfica “Rostos da Menopausa”, de Catarina Raimundo, uma das associadas. O trabalho, que exibirá o retrato de diversas mulheres em menopausa, fotografadas durante um ano, decorre na Fundação Caixa Agrícola, em Santiago do Cacém.

Será ainda possível assistir a palestras, workshops e conferências. Todas as iniciativas digitais irão estar acessíveis através da página de Facebook ou de Instagram.

Cristina Mesquita de Oliveira é a presidente da VIDAs – Associação Portuguesa de Menopausa
(Foto: Rui Oliveira/Global Imagens)

A VIDAs – Associação Portuguesa de Menopausa tem origem no Movimento Menopausa Divertida Portugal, grupo privado da rede social Facebook, que continua em funcionamento e que conta atualmente com cerca de 25 mil mulheres. Com “uma mensagem trabalhada e positiva” sobre o tema, Cristina Mesquita de Oliveira conta que “a associação é a consequência lógica do movimento que se criou com o grupo e que amadureceu durante a pandemia”.