
Com cuidados adequados, é possível ter qualquer espécie de planta todo o ano em casa. Importante é ter atenção às regras especiais que se aplicam nos meses de outono e inverno.
A chegada do tempo mais frio não é razão para deixar de ter a Natureza em casa – quer seja no jardim, na varanda ou no interior. Apesar de todas as plantas serem adequadas a qualquer uma das estações, há truques para quem não domina a arte da jardinagem.
Um dos primeiros segredos, diz Bárbara Carvalho, responsável da Bollota Floral, é colocá-las “no ambiente mais saudável para a estação do ano em questão”. Ou seja, escolher a localização na divisão da casa ou no exterior consoante as condições de luz, humidade e temperatura.
As “plantas que necessitam de menos água e luz são as mais resistentes ao inverno”, avisa a florista com 29 anos de experiência. Marantas, espada-de-são-jorge ou zamioculcas são exemplos de espécies que estarão mais confortáveis com as baixas temperaturas. Também os catos e as suculentas são uma boa opção, “porque se adaptam às diversas temperaturas e ambientes”, explica Bárbara Carvalho. Em resumo, “todas as plantas que têm um caule grosso e suculento, pois têm reservas de água grandes”, úteis para resistir às condições invernosas.
Outro fator a que se deve dar atenção é a climatização. “Os aquecedores são uma fonte de desastre para a secura das plantas.”Ao longo de todo o ano, é necessário prestar atenção à luz solar e à humidade , que deve ser verificada tocando a terra com os dedos.
O universo das plantas também se faz de modas. Segundo, Bárbara Carvalho há preferências sazonais e certas espécies acabam por nunca ser escolhidas. “O que dá menos trabalho a cuidar é o mais procurado.” Porém, não é preciso limitar as opções de plantas a ter em casa. As floristas e hortos, salienta a profissional, podem ajudar “a ter um jardim mais variado e rico”.