Pé de cabra: o objeto que abre cofres e dá para beber

O pé de cabra funciona como uma espécie de alavanca

Ganhou má fama por ser o utensílio preferido dos ladrões para abrir portas e janelas ou arrombar caixas-fortes. Mas o pé de cabra é mais do que um simples meio para chegar ao alheio.

É uma ferramenta muito usada para arrancar pregos ou abrir caixas e a designação é quase óbvia porque numa das extremidades faz lembrar a pata bifurcada de uma cabra. Feito em metal, o pé de cabra funciona como uma espécie de alavanca, e é útil também para levantar tampas. Nas mãos erradas, tem uma utilização vasta e pouco recomendada. Será um dos utensílios preferidos dos ladrões para abrir portas, assaltar carros e arrombar cofres.

Mas o nome “pé de cabra” tem outros significados em Portugal e no Brasil. Por cá, na ilha da Madeira, pé de cabra é sinónimo de uma bebida alcoólica tradicional. É originária das zonas altas de Câmara de Lobos, concelho de pescadores, e muito apreciada pelos residentes. Tem sabor intenso e é preparada à base de vinho seco, cerveja preta, açúcar, chocolate em pó e casca de limão.

Pé de cabra pode também ser aquele que não queremos em casa. Há uma lenda que conta a história do nobre Diogo Lopes que andava a caçar quando se apaixonou por uma bela mulher com pés de cabra. Estranhou, mas quis casar. A dama aceitou, mas fê-lo prometer que nunca mais se iria benzer. Um dia, o nobre quebrou a promessa e a dama dos pés de cabra transformou-se no Diabo.

No Brasil, pé de cabra também é uma ferramenta, mas na expressão popular pode ser uma referência ao demónio. Cá e lá, não se livra da má fama.