Paulo Jorge Pereira: “Sempre que possível, trato de me colocar no lugar dos outros”

Com recentes conquistas, como a qualificação para os Jogos Olímpicos ou para o Mundial no Egito, Paulo Jorge Pereira está na seleção desde 2016. Foi fotografado na sede do Comité Olímpico de Portugal, em Lisboa

O "Espelho Meu" do selecionador nacional de andebol.

Vejo bem

  1. Honesto. Tenho dificuldade em justificar à minha consciência decisões e crenças que podem estar erradas.
  2. Empático. Zelo para que todos estejam bem na sua função. A pessoa está sempre antes do profissional.
  3. Perfeccionista. Os detalhes são importantes.
  4. Apaixonado. Nunca me canso de fazer o que gosto e por vezes sinto-me incombustível.
  5. Altruísta. Sempre que possível, trato de me colocar no lugar dos outros.

Vejo mal

  1. Autoconhecimento. Ainda cometo erros por ter comportamentos condicionados por alguns pensamentos. Se nos conhecermos, podemos antecipar a resolução de problemas ou constrangimentos.
  2. Autorregulação. Controlar ou reduzir a ansiedade perante contextos de stress é um trabalho continuado nas atividades em que o aleatório tem uma forte presença.
  3. Impulsividade. Emitir considerações sem filtros pode gerar algum desconforto a mim e aos outros. Também sinto que por vezes é necessário.
  4. Confiança excessiva. Pode ser uma armadilha por sobrestimar a exatidão das minhas previsões. Também creio que ser realista por vezes é uma debilidade quando as metas são muito exigentes.
  5. Acabar o que começo. Desinteresso-me por tudo o que para mim deixa de ter valor, pensando que existe sempre algo melhor. Mas todos sabemos que o Mundo perfeito não existe.

Paulo Jorge Pereira (selecionador nacional de andebol)
56 anos