Pacote de comida chega ao Espaço

Iguaria escocesa voou ao longo de duas horas e 37 minutos

O pacote foi preso a um balão meteorológico e subiu a mais de 32 mil metros acima da Terra.

Um pacote de haggis, prato tradicional da cozinha escocesa, foi lançado pela primeira vez para o Espaço para comemorar a Burns Night, o dia em que a Escócia celebra a vida e obra do poeta nacional Robert Burns, a 25 de janeiro.

A ideia foi do talhante Simon Howie, que dá nome a uma das mais conhecidas marcas de alimentos do Reino Unido. O escocês juntou-se à empresa de educação e pesquisa espacial Stratonauts para conseguir lançar o mais famoso produto da marca: o Haggis de 454 g.

O pacote foi preso a um balão meteorológico e subiu a mais de 32 mil metros acima da Terra, o equivalente a quase quatro vezes a altura do Monte Evereste. Depois de descolar da sede da Simon Howie, em Duning, pequena vila na Escócia, sobrevoou Stirling, Falkirk, Edimburgo e as colinas de Pentland Hills antes de pousar na cidade de Lauder.

A iguaria escocesa voou ao longo de duas horas e 37 minutos e percorreu uma distância de 84 quilómetros. Agora, está na sede da empresa, onde será preservado como o “primeiro haggis no Espaço”. O objetivo de Howie era “levantar o ânimo das pessoas”.