Susana Romana

Pablo Hasél, o confinamento e o bebé real

Rubrica "Partida, largada, fugida", de Susana Romana.

1

Bem-vindos à semana 873 do confinamento. O tempo é uma entidade abstrata já desprovida de qualquer sentido. Será que hoje é mesmo domingo? Será uma quarta-feira de janeiro? Será 1755? Será o tiquetaque de um relógio engolido pela baleia do Pinóquio? Já não sei, só sei que já não me lembro bem como se usam acessórios de ir à rua, como sapatos com atacadores ou sutiãs.

2

E a prova cabal de que já nada faz sentido é que o Sporting é cada vez mais líder do campeonato e segue destemido para ser campeão este ano. Já o Benfica, só se queixa. Citando o treinador “aiiii, parece que levou com um pau”. E precisa de levar 13 pontos, também.

3

Quem também levou com um pau, ou pelo menos com um gás lacrimogéneo ou outro, foi o rapper Pablo Rivadulla Duró, que assina como Pablo Hasél. A polícia entrou na reitoria da Universidade de Lérida para o deter por injúrias à monarquia espanhola. Um ex-rei corrupto pode estar de férias perpétuas nos Emirados Árabes Unidos. Já quem o critica, arrisca outro tipo de perpétua.

4

No último fim de semana, o primeiro em alguns meses com bom tempo, a PSP reforçou as operações de fiscalização. Resultado: 23 pessoas detidas, 12 delas por estarem infetadas com covid e mesmo assim andarem na rua. Se calhar acham que o vírus conta como um bichinho de estimação e que têm de o levar a passear.

5

Quem faz muita gala nas suas infrações é a gerência do Lapo, um restaurante hipster em Lisboa que decidiu que o que é contracorrente é ser negacionista da covid. Estão muito próximos de acharem que o Costa é, na verdade, um lagarto disfarçado e que Marcelo veio de Marte para nos dominar. Bom, ser extraterrestre talvez explicasse aquela parte de só dormir quatro horas por noite e estar sempre impecável.

6

O Lapo tem aberto para umas festas, com a dignidade e maturidade equivalente de miúdos de 12 anos a fumar atrás do pavilhão. Mas estes fazem lives para o Instagram. É tipo o “Como é que o bicho mexe”, mas com menos piada e dedicado ao tema “Como insistimos que o bicho não mexe e por isso vamos continuar a beber finos mesmo que isso faça o nosso tio morrer numa ambulância”. Que rebeldes.

7

Entretanto, os deputados já começaram a ser vacinados. Vários que estavam na lista recusaram a sua vez. Isto enquanto outros, como autarcas e vereadores, são vacinados antes de tempo. Se isto não é uma certeira metáfora da política portuguesa…: quem pode fazer, não faz; quem não deve fazer, vai lançado.

8

Harry e Meghan estão à espera do segundo filho. O casal, que se desligou das funções reais britânicas, está a viver na Califórnia. O que, muito provavelmente, quer dizer que vão dar à luz um influencer. Bom, sempre é vagamente mais útil que um duque.