
Sustentabilidade é a bandeira das marcas que vendem sacos de pano, mas o estilo também conta e há modelos para todos os gostos e combinações de roupa.
Chegaram rotulados de saco do pão ou das compras, exclusivamente associados à vertente de proteção do ambiente. Agora são um símbolo de moda e a última tendência entre os jovens. Trazem benefícios ambientais, como a redução do uso de plástico, mas também são versáteis e práticos, apresentam grande capacidade de espaço e combinam com diferentes estilos de roupa.
Não servem apenas para “colocar produtos mas são também uma extensão do estilo e outfit”, segundo a Liame Bags. A designer gráfica Kami Kulik, que criou a marca homónima em 2018, tem como inspiração o pintor Picasso, garantindo que os sacos de pano que vende são a “junção perfeita de moda com funcionalidade”.
A Liame Bags , criada em 2019, vende “sacos ecológicos com designs únicos e cativantes”, quer ir para lá da sustentabilidade e dar ao cliente a oportunidade de expressar a sua personalidade em cada saco. Este é também o mote da Meraki, desenvolvida na pandemia para aliar o gosto pela arte e a defesa do planeta e que oferece a possibilidade de encomendar sacos de pano totalmente personalizáveis, pintados à mão. Sem nunca esquecer o meio ambiente, pois procura “consciencializar para o uso de materiais reutilizáveis e sustentáveis”.
Normalmente feitos de algodão, os sacos apresentam grande durabilidade. “Têm uma longevidade muito superior a qualquer saco de plástico convencional, podem ser lavados e têm maior resistência ao peso”, garante a Liame Bags. São, pois, uma opção para transportar os pequenos objetos do dia-a-dia ou as compras da semana e uma expressão do estilo pessoal.




