Os cães veem televisão. Mito ou verdade?

Em 2012 foi fundada a Dog TV, o primeiro canal de televisão para cães

É grande a discussão sobre se os animais gostam de ver televisão e se é necessário deixá-la ligada quando ficam sozinhos. Vantagens, riscos e alternativas, segundo uma especialista em comportamento animal.

Deixar o animal de estimação sozinho em casa pode ser motivo de ansiedade para donos e bichos. A utilidade da televisão como método de entretenimento tem gerado muita discussão. Não existe consenso, no entanto é certo que, mesmo os animais que prestam atenção à televisão, fazem-no apenas por curtos períodos.

Cláudia Estanislau, especialista em comportamento animal, afirma que “os cães não se ocupam a ver televisão” e embora possa haver alguns que gostam de olhar para o ecrã, não deve ser uma forma de ocupar os patudos. “Se utilizarmos a televisão no sentido de entreter, trata-se de uma antropomorfização”, o que não é correto, alerta.

No entanto, em 2012 foi fundada a Dog TV, o primeiro canal de televisão para cães. Prometem “amor, conforto e entretenimento”, assentes em pesquisas científicas de que os conteúdos transmitidos são enriquecedores para os animais de companhia.

A fundadora e treinadora da It’s All About Dogs discorda. Diz que a televisão não significa nada para a maioria dos cães e pode ser apenas uma ferramenta para abafar sons exteriores que provocam ansiedade nos animais. “O som da televisão pode ajudar a que não se assustem nem reajam a barulhos fora da casa”, mas é necessário ter em atenção os conteúdos, ressalva Cláudia Estanislau, pois barulhos fortes e repentinos durante os programas podem causar o efeito contrário ao pretendido.

Mesmo nas exceções que veem algo na televisão, a diversão é curta, garante a treinadora. Para o entretenimento dos amigos de quatro patas na ausência dos donos, aconselha a alimentação como atividade. “Em vez de dar comida numa taça ao final do dia, é possível espalhar comida pela casa”, sendo um desafio para o animal ir em busca de alimento durante várias horas.