Publicidade Continue a leitura a seguir

O juiz negacionista, o Euro2020 e o erro de Espanha

Publicidade Continue a leitura a seguir

Rubrica "Partida, largada, fugida, de Susana Romana.

1

Domingo foi feriado de Santo António. É normal que não tenham dado por ele, já que calhou a um domingo e calhou a uma pandemia, também. A Câmara de Lisboa proibiu marchas e arraiais. Querem mão na anca e berraria? – aproveitem a campanha de Moedas e Medina para as autárquicas.

2

Porém, se quiserem mesmo festejar têm um subterfúgio legal: podem sempre dizer que foi o senhor juiz que mandou. Rui Fonseca e Castro, conhecido como o juiz negacionista que ameaçou de porrada o diretor nacional da PSP, fez um vídeo a apelar à celebração dos Santos Populares. Está mesmo a pedir um novo êxito de Rosinha “Ele Não Enfia O Dele (O Nariz Dentro da Máscara)”.

3

Começou na sexta o Euro 2020, aqui em versão 2021. Este ano estava tão desligada do certame que nem sabia ao certo onde ia ser. Depois percebi: é como a pandemia, vai ser um bocadinho em todo o lado. Bonita homenagem.

4

O primeiro jogo de Portugal vai ser esta terça, contra a Hungria. O estádio poderá estar cheio na sua capacidade máxima. Espera-se um resultado positivo, menos ao nível de zaragatoas de adeptos que mamaram da mesma cerveja.

5

Uma das broncas da semana passada foi a questão de Espanha alegadamente passar a exigir que quem cruzar as fronteiras terrestres vindo de Portugal apresente um teste negativo ou uma prova de vacinação. Afinal, tratou-se de um erro não intencional, já resolvido. Suspeito que alguém na DGS espanhola tem um namorado em Famalicão que queria mesmo era evitar que ele a fosse visitar. “Vires cá amanhã? Ó amor, não dá, a fronteira está fechada. Não, tem nada a ver com o Pablo do meu ginásio, é de lei, juro.”

6

O erro deu azo a uma madrugada de conversas diplomáticas entre ambos os países. A coisa azedou de tal modo que Portugal até ameaçou nunca mais dar pontos a Espanha na Eurovisão.

7

Entretanto, já se deu a debandada de ingleses que estavam no Algarve, que regressaram atabalhoadamente depois da crise de daltonismo que fez Boris Johnson retirar Portugal da lista verde. Mas não se preocupem, eles estão bem. A fazer umas incríveis férias de praia na província de Shitty Weather Upon Avon, com um biquíni de lã revestido a tecido polar.

8

E por falar em ingleses: nasceu a segunda descendência de príncipe Harry e Meghan Markle, uma menina chamada Lilibet Diana em homenagem respetivamente à avó e à mãe de Harry. Suspeito que a Oprah está piursa por ter sido preterida, depois de tanto que fez por eles.