Norueguês com paralisia cerebral bate recorde

Harald Riise bateu recorde mundial do Guinness

Harald Riise conseguiu ficar pendurado numa barra horizontal ao longo de 16 minutos e três segundos.

Um norueguês conseguiu ficar pendurado numa barra horizontal ao longo de 16 minutos e três segundos e bateu o recorde mundial do Guinness por mais de dois minutos.

O anterior recordista, o italiano Tazio Gavioli, tinha conseguido, em 2018, manter-se pendurado por 13 minutos e 52 segundos. O mais recente feito aconteceu em Baerum, Viken, por Harald Riise, que sofre de paralisia cerebral e anda de cadeira de rodas. O nórdico revelou que passa mais de dez horas por semana a treinar.

“Conseguir um título do Guinness para mim era o maior desafio. Queria mostrar a mim e aos outros que era possível e estou emocionado por ter conseguido”, disse Riise, que também é orador de palestras motivacionais. “Sendo deficiente motor, dependo da força da parte superior do meu corpo para enfrentar os desafios físicos do dia a dia. A minha capacidade de ficar pendurado, por exemplo, é, literalmente, o que me tira da cama de manhã”, confessou.

O recordista norueguês já tinha outros feitos, nomeadamente andar mais de 64 quilómetros de bicicleta de mão, entre Eidsvoll e Oslo.