Noruega: influenciadores têm de sinalizar fotos editadas

A Noruega passou a proibir influenciadores digitais de partilharem fotos manipuladas sem fazerem essa indicação na publicação. A iniciativa, que passou a estar prevista na lei de marketing do país, faz parte dos esforços do Governo norueguês de conter a dismorfia corporal. A medida, para já, só é válida para anúncios publicitários ou posts patrocinados, numa tentativa de diminuir a pressão quanto a padrões de beleza irrealistas que afetem a autoestima dos jovens.

A lei prevê que o influenciador, celebridade ou “pessoas que recebem qualquer pagamento ou outro benefício” para criar anúncios nas redes sociais utilize um rótulo padronizado, criado pelo Governo, na imagem para alertar os internautas quando há manipulações na forma e tamanho do corpo ou na pele. E vale tanto para edições feitas após tirar a foto, como para imagens registadas com recurso a filtros.

A violação da lei implica o pagamento de uma multa e pode ir até prisão. A expectativa é de que, com a sinalização, o público consiga discernir quando uma imagem corporal publicada é irreal.